TECNOLOGIA
Mais Lidas
24H

Dona Marisa não tem atividade cerebral e família autoriza doação de órgãos

Apesar de a morte não ser confirmada, exame médico constatou a falta de atividade cerebral

Renata Drews, com agências
Atualizado em 02/02/2017 10:44:15

A família de Dona Marisa Letícia Lula da Silva autorizou, nesta manhã de quinta-feira (2), a doação dos seus órgãos, após exame ter constatado falta de atividade cerebral. A informação consta de post publicado no Facebook do ex-presidente Lula. Segundo o post a família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos.   

Quadro clínico de Dona Marisa é irreversível, afirma cardiologista

A autorização foi dada após um exame de dopler transcraniano, realizado nesta manhã, no Hospital Sírio-Libanês, informou a falta de atividade cerebral na ex-primeira-dama Marisa Letícia, internada na UTI desde a semana passada devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Com base neste exame, o ex-presidente Lula autorizou a eventual doação de órgãos do corpo da mulher, cujo coração continua batendo, segundo informações da Agência Estado.

(Foto: Reprodução/Twitter)

De acordo com a equipe do hospital, ainda não se pode falar oficialmente em morte cerebral, pois é necessário a realização de um protocolo de exames que a equipe do médico Roberto Kalil Filho não deve realizar por considerar dispensável neste caso.

Segundo o médico baiano Humberto Lopes, ouvido pelo CORREIO, se não há evidências de atividade cerebral, a morte já pode ser constatada apesar de o coração continuar batendo por meio de aparelhos. Até o momento, porém, nem o hospital nem a família Lula da Silva confirmara a morte de Dona Marisa. 

O médico da família, Kalil Filho, já havia informado na madrugada desta quinta-feira que o quadro da ex-primeira-dama havia deteriorado na quarta-feira, dia 1º, e se tornado "irreversível". Na terça-feira, 31, os médicos haviam cortado os sedativos que deixavam a ex-primeira-dama em estado de coma induzido. Mas, diante da piora do estado de saúde da paciente, a equipe do hospital paulistano decidiu colocá-la novamente em coma induzido nesta quarta.

publicidade
Tags:

Últimas

+ Notícias