Geração Y não desgruda dos smartphones durante viagens
Hiperconectado, o turista 3.0 quer registrar e compartilhar cada experiência das férias
A chamada geração Y nunca precisou ir muito longe para experimentar novas tecnologias, ela cresceu nesses ambientes. Conexão permanente com a internet, smartphones e aplicativos fazem parte de suas rotinas e, até quando decidem sair dela e viajar, não desgrudam das telas, é o que dizem especialistas no assunto.
No mercado do turismo, esse público não se interessa por pacotes fechados, quer exclusividade. “É um turista que tem espírito aventureiro, quer decidir seu próprio rumo e traçar sua viagem. Por conta disso, as empresas estão mudando suas abordagens e sendo mais agressivas na internet, que permite mais essa personalização”, descreve a pesquisadora Deborah Moraes Zouain, criadora do Núcleo de Turismo da FGV e atualmente na coordenação do Observatório da Unigranrio (Universidade do Grande Rio).
O turista 3.0 tem um perfil bem diferente dos demais de sua geração. Os turistas brasileiros estão acima da média na divulgação de imagens pelas redes sociais, escolhem acomodações pelas imagens e vídeos disponibilizados na internet e 87% dos viajantes da geração Y consideram o smartphone item indispensável para a viagem.
No meio de tantos dispositivos eletrônicos, essa nova geração tem uma relação peculiar com os locais que visita. “É um público que também está preocupado com o meio ambiente e com a sustentabilidade e gosta de preservar áreas naturais”, completa.