TECNOLOGIA
Mais Lidas
Agenda Bahia

Hackathon+Salvador divulga lista de selecionados para desafio criativo no Centro Histórico

Primeira atividade do grupo de 50 escolhidos acontecerá neste sábado, 08, com visita guiada pelos principais monumentos da região

Andreia Santana (andreia.santana@redebahia.com.br)
Atualizado em 07/07/2017 09:15:36

Os 50 selecionados para participar do desafio criativo Hackathon+Salvador já estão escolhidos e a lista com os contemplados pode ser acessada aqui. Neste sábado (8), os participantes eleitos já têm programação para cumprir. A turma vai fazer uma visita técnica ao Centro Histórico, para se ambientar com a realidade local e conhecer os problemas que mais afligem a região.

A ideia é que durante a maratona criativa, que irá ocorrer nos dias 15 e 16 deste mês, na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, os 50 selecionados formem 10 equipes que terão a tarefa de sugerir soluções para melhorar a gestão, preservar o patrimônio histórico e fomentar o desenvolvimento turístico e sociocultural dessa área da cidade.

Hackathon+Salvador visa criar banco de sugestões para o Centro Histórico
(Foto: Evandro Veiga)

Realização do jornal CORREIO e da aceleradora de startups Rede+, o Hackathon+Salvador teve período de inscrições aberto entre os dias 07 junho e 03 de julho. Ao todo, o processo teve 542 inscrições válidas, feitas por estudantes e profissionais veteranos de áreas como direito, design, administração, ciências da computação, publicidade, arquitetura, engenharia civil e jornalismo.

A curadoria dos inscritos foi feita pela equipe da Rede+. De acordo com Rodrigo Paolilo, CEO do grupo, o principal critério de seleção foi garantir que o evento terá representantes com perfis variados. “Além de disponibilidade dos candidatos, analisamos o perfil empreendedor de cada um, as ligações com o Centro Histórico e as realizações no âmbito social”, enumera.  

Para o desafio do próximo final de semana, os participantes escolhidos foram divididos proporcionalmente pelos segmentos de negócios, design, empreendedorismo social e desenvolvimento de sistemas.

Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus é o começo do roteiro (Foto: Evandro Veiga)

 Visita guiada

A visita técnica ao Centro Histórico está programada para a manhã deste sábado e seguirá um roteiro que começa na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus e percorre ruas e monumentos como a Praça Municipal, o Palácio Rio Branco, o Museu da Misericórdia, o Cruzeiro de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira e o Largo do Pelourinho, entre outros locais.

Os selecionados serão acompanhados pelas equipes da Tours Bahia e da Rede+. Os guias vão apresentar os marcos e prédios históricos do trajeto. Para Rodrigo Paolilo, a visita técnica é "fundamental na vivência e experimentação da realidade cotidiana do Centro Histórico”.

Ainda segundo o CEO da Rede+, o tour despertará nos participantes insights para o grande evento dos dias 15 e 16 de julho. “A troca com a comunidade local e o entendimento do ambiente proporcionará visão clara dos principais problemas vivenciados nesta importante região da história do nosso país", enfatiza.

Parceiros e apoiadores

O Hackathon+Salvador é o primeiro evento do Fórum Agenda Bahia 2017, que este ano terá ainda dois seminários, nos meses de agosto e setembro, sobre os temas Cidades e Conexões. Promovido pelo Jornal CORREIO e em sua oitava edição, o fórum reúne especialistas de áreas como economia, negócios e tecnologia, empresários, poder público e sociedade civil organizada para debater e encontrar alternativas para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

O desafio criativo conta com os apoios da Prefeitura Municipal de Salvador, Rede Bahia, Faculdade de Medicina da UFBA, IHAC Lab-l, Sebrae, Loygus, Life Finanças, SuperGeeks, Tours Bahia e Pizza Hut. O troféu para a equipe vencedora será criado pelo arquiteto Ed Vasco e, durante o final de semana do evento, o personal trainer Renato Figueiredo dará aulas de ginástica laboral para os participantes.

Fachada em cantaria da Igreja da Ordem Terceira (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Roteiro da Visita

*Faculdade de Medicina – Situada no Terreiro de Jesus, foi criada em 1808, por decreto assinado por D. João VI. É a primeira Faculdade de Medicina do Brasil. Foi instalada inicialmente na antiga sede do Colégio dos Jesuítas. O prédio atual é de 1905 e foi projetado pelo engenheiro Teodoro Sampaio.

*Palácio Rio Branco – Situado na Praça Municipal, é a antiga sede do governo do Estado e sua primeira versão foi construída pelo governador-geral Tomé de Souza, fundador de Salvador, no século XVI. O prédio atual é de 1919, em estilo neoclássico.

*Museu da Misericórdia – Funciona na sede da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fundada no século XVI, e abriga obras de arte dos séculos XVII e XVIII.

*Praça Municipal – Também conhecida como Praça Tomé de Souza, abriga o Elevador Lacerda, o Palácio Rio Branco e a sede da Prefeitura. Foi a primeira praça de Salvador, criada por Tomé de Souza para concentrar os prédios da administração pública, na época da fundação da cidade.

*Terreiro de Jesus – O nome oficial é Largo 15 de Novembro, mas é mais conhecido como Terreiro de Jesus porque ali funcionava, desde o século XVI, o Colégio dos Jesuítas. A área marca a primeira expansão de Salvador, pois a cidade fundada por Tomé de Souza, em 1549, ia só da Praça Municipal até a Praça Castro Alves. Quando os jesuítas fundaram sua capela (hoje Catedral Basílica) e o colégio, deram início à expansão da cidade em direção ao Pelourinho.

*Cruzeiro de São Francisco – Marco situado entre o Terreiro de Jesus e o Pelourinho, em frente à igreja de São Francisco, e que representa a presença da Ordem Franciscana no processo de colonização. Além dos jesuítas, franciscanos e dominicanos vieram para Salvador, na época da fundação da cidade, para cuidar da vida espiritual dos seus habitantes.

*Ordem Terceira do São Francisco – A igreja da Ordem Terceira de São Francisco é do século XVII e em estilo barroco espanhol. Situada no Pelourinho, abriga um museu com pinturas, imaginária sacra e jóias em ouro e prata. A fachada é toda esculpida em pedra de cantaria.

*Largo do Pelourinho – Abriga casarões coloniais dos séculos XVII e XVIII que hoje hospedam museus e centros culturais, como a Fundação Casa de Jorge Amado, espaço dedicado a preservar a memória do escritor baiano.

As inscrições em números

*Total de inscrições válidas até 23h59 de 03/07/17 - 542

*Inscritos por área de formação:

20,2% - Direito

14,6% - Design

10% - Administração de Empresas

8,4% - Ciências da Computação

Os demais participantes estão divididos pelas áreas de:

Publicidade e Propaganda

Jornalismo

Arquitetura e Urbanismo

Engenharia Civil

*Proporção de inscritos por categoria

20,5% - Negócios

24,7% - Design

33,9% - Empreendedorismo Social

16,7% - Desenvolvimento de Sistemas

publicidade

Últimas

+ Notícias