TECNOLOGIA
Mais Lidas
Agenda Bahia

Hackathon+Salvador: tudo pronto para o desafio criativo

Neste sábado (15) e no domingo (16), dez equipes disputam a maratona de inovação que buscará soluções de impacto social para o Centro Histórico

Andreia Santana (andreia.santana@redebahia.com.br)

Salão Nobre da Faculdade de Medicina vai sediar cerimônia de abertura (Foto: Almiro Lopes)

O cenário já está todo montado e os atores sociais assumem seus lugares no palco a partir das 9h deste sábado (15), quando começa a maratona de inovação Hackathon+Salvador, na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus. Até este domingo (16), os 50 maratonistas selecionados, com o apoio de 25 mentores, terão pela frente 33 horas de muito trabalho na elaboração de sugestões de impacto social para o Centro Histórico da cidade.

De olho nos talentos dessa turma hiperconectada e criativa, formada por estudantes e graduados de áreas como design, ciências da computação, arquitetura, engenharia, comunicação, serviço social e economia, estarão representantes do poder público, empresas, entidades de classe e os atores sociais – moradores, comerciantes e líderes comunitários - da própria região impactada.

Durante o final de semana, os selecionados para o Hackathon+Salvador, divididos em 10 equipes de cinco integrantes cada, vão trabalhar em indicações de como resolver problemas do Centro Histórico em cinco eixos temáticos: governança, mobilidade/acessibilidade, turismo, cultura/patrimônio histórico e vida empreendedora/economia criativa.

Rodrigo Paolilo, CEO da aceleradora de startups Rede+, parceira do CORREIO na realização do evento, revela que os maratonistas contarão com uma infraestrutura pensada para o bom desempenho das equipes. Internet de alta velocidade, computadores, material de suporte, alimentação variada, espaços de convivência e descanso, mentorias e até aulas de ginástica foram preparados na sede do evento para estimular a elaboração de propostas viáveis e inovadoras.

“Chegou o momento, nossos 50 maratonistas, selecionados entre 542 inscritos, assumem o protagonismo de trazer soluções para o nosso centro histórico. Ao final, será apresentada uma agenda para o futuro das startups baianas”, estimula Paolilo.

O objetivo é que no final do evento, um farto banco de ideias esteja disponível para inspirar poder público, iniciativa privada e os próprios moradores da cidade a darem mais um passo na transformação de Salvador em uma cidade inovadora, empreendedora e sustentável.

No final da tarde de domingo, as dez equipes da maratona de inovação vão apresentar seus projetos para o público convidado e para a comissão julgadora, que escolherá os três melhores. A comissão é formada por André Fraga, titular da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis); Flávio Marinho, executivo responsável pelos Serviços Tecnológicos, Empreendedorismo e Inovação do Senai Cimatec; e a empreendedora Camila Godinho, fundadora da SER, entidade especializada no design de soluções que promovem inovação social e sustentabilidade.

Agenda Bahia 2017

Primeira iniciativa da programação deste ano do fórum Agenda Bahia, maior evento de fomento ao desenvolvimento econômico e social do Estado, o Hackathon+Salvador, de acordo com Renata Correia, diretora e acionista do CORREIO, traz o DNA da inovação que acompanha o fórum desde sua origem, em 2010. Promovido pelo jornal, o Agenda Bahia este ano terá ainda dois seminários em agosto e setembro, com os temas Cidades e Conexões. A diretora Renata Correia espera que os 50 maratonistas do Hackathon+Salvador “contribuam para inspirar ações e políticas públicas de impacto positivo para o desenvolvimento da cidade”.

A maratona de tecnologia não está acontecendo no Centro Histórico por acaso. De acordo com Fábio Gois, gerente de mídias digitais e marketing do CORREIO, a escolha se deve à importância estratégica dessa região para Salvador. “O Centro Histórico é o berço da cidade, o berço do país e um cartão de visitas, um local emblemático”, define.

Ao realizar o evento, lembra Roberto Gazzi, diretor executivo do jornal, o CORREIO pretende “colaborar com a cidade”. Para Gazzi, com o mundo se transformando rapidamente, é preciso manter um espírito inovador. “O mundo digital permite a inovação e o jornal tem essa vocação. Trabalhamos em três eixos: inovação, credibilidade e produção de conteúdos exclusivos, que sejam um retrato de Salvador”, acrescenta.

O Hackathon+Salvador é um oferecimento do Fórum Agenda Bahia, com realização do CORREIO e da aceleradora de startups Rede+, o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e os apoios da Rede Bahia, Faculdade de Medicina da UFBA, IHAC Lab-l, Sebrae, Loygus, Life Finanças Pessoais, SuperGeeks, Tours Bahia, Pizza Hut, Monterrey, Revita, Trio, do arquiteto Ed Vasco e do personal trainer Renato Figueiredo.

Conheça os jurados do Hackathon+Salvador:

Veja a programação do evento:

Sábado, 15/07 

Manhã

A partir das 9h, abertura do evento, com boas-vindas aos maratonistas e orientações gerais das regras do desafio criativo. Na sequência, apresentação dos cinco temas do evento: Mobilidade, Turismo, Cultura/Patrimônio, Governança e Vida Empreendedora. Ainda pela manhã, Brainstorm de ideias e soluções para os maratonistas e exposição de documentário sobre o Centro Histórico para os convidados;

Tarde

A partir das 13h, definição das soluções e formação dos times de competidores, validação das soluções e mentorias sobre modelo de negócios e propostas de valor;

Noite

A partir das 19h – mentorias sobre desenvolvimento e design, ginástica para relaxar os maratonistas;

Domingo, 16/07 

Manhã

A partir das 9h, mentorias de desenvolvimento e design

Tarde

A partir das 13h30, mentoria de negócios e pitch, apresentações dos projetos das equipes, palestra sobre os próximos passos pós-hackathon, divulgação dos resultados, premiação e encerramento

publicidade

Últimas

+ Notícias