TECNOLOGIA
Mais Lidas
Doutor Saúde

Nutróloga fala sobre alimentação adequada para curtir o Carnaval

Especialista do Hapvida indica quais alimentos de práticas devem fazer parte da alimentação de quem quer curtir os dias de folia

Atualizado em 06/02/2017 14:55:30

 

Falta menos de um mês para o Carnaval e, além de preparar a fantasia e o confete, é fundamental cuidar da alimentação para garantir energia suficiente e aproveitar ao máximo todos os dias de folia. Para não cair na armadilha de uma má alimentação e interromper os festejos por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação ou uma forte ressaca, alguns cuidados com a alimentação e hidratação são essenciais.

Segundo Natasha Vilanova, nutróloga do sistema Hapvida Saúde, o período de Carnaval é uma época onde os foliões gastam muita energia e podem perder bastante líquido. Para isso o foco é não deixar de fazer uma alimentação equilibrada e ingestão adequada de água. “Para aqueles que vão passar o dia fora de casa, devem realizar uma boa refeição com quantidade de proteínas, gorduras saudáveis, carboidratos, vitaminas e minerais. Prefira sempre os alimentos integrais e naturais, evitando os industrializados”, explica.

De acordo com a nutróloga, os foliões devem levar pequenos lanches caso haja necessidade ao longo do dia para não correr o risco de hipoglicemia, tais como frutas ou oleaginosas. E se não for possível? “Procure por restaurantes onde haja uma higiene adequada, optando por alimentos leves e saudáveis. Evitem comer os alimentos expostos ao sol, principalmente frituras, pelo risco de intoxicação alimentar”, indica Natasha.

Hidratação adequada - A hidratação também é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Para evitar a desidratação, a nutróloga recomenda a ingestão de água ao longo do dia, no mínimo de dois a três litros. “Nos casos dos foliões que terão uma atividade mais intensa, como nos desfiles de escolas de samba ou circuitos dos trios elétricos, precisarão do dobro dessa quantidade”, reforça Natasha.

Mas atenção: o ideal é evitar o consumo de bebidas açucaradas e, caso haja a ingestão de bebida alcóolica, reforçar a reposição de líquido. “A água mineral será sempre a primeira escolha para hidratação, porém você pode consumir água de coco, sucos de fruta e chás gelados”, destaca a especialista.

Bebidas isotônicas são liberadas, mas com moderação. A especialista explica que quando as atividades carnavalescas são mais intensas, pode haver perda de eletrólitos como sódio, potássio e magnésio. “Nesses casos, pode ser feita a reposição com isotônicos para evitar sinais e sintomas de desidratação. O consumo exagerado pode apresentar sintomas gastrointestinais como desconforto abdominal e náuseas”, alerta Natasha.

Bebidas energéticas – Energia redobrada é o desejo de todo o folião para curtir o Carnaval.  Para aguentar o pique de muitos dias de festa, algumas pessoas recorrem às bebidas energéticas, que são compostas principalmente por cafeína, um potente estimulador no organismo, além de outras substâncias, como taurina. “A concentração destas bebidas pode chegar a muitas xícaras de café em certos energéticos. O consumo em excesso pode levar a efeitos adversos como taquicardia, ansiedade e insônia”, afirma a nutróloga.

Natasha alerta ainda: misturar bebidas alcoólicas com energéticos pode acarretar perigos para os usuários e atrapalhar o carnaval de muitos foliões. A associação com bebida alcóolica pode levar a arritmias e problemas cardíacos”, alerta.

publicidade

Últimas

+ Notícias