Consulta de vagas para o Fies estará disponível na tarde desta segunda, diz MEC

Inscrições para o financiamento começam nesta terça-feira (25)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2017 às 10:21

- Atualizado há um ano

Os estudantes que vão tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão poder consultar as vagas disponíveis para o próximo semestre nesta segunda-feira (24). Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), o site do Fies deve estar atualizado durante a tarde. Ao todo, serão ofertadas 75 mil vagas.

Nesta segunda, ficarão disponíveis as instituições e os cursos ofertados para esta edição. As inscrições começam nesta terça-feira (25) e vão até sexta-feira (28). Encerrado o prazo, a lista com os candidatos será divulgada no próximo dia 31. Nesse mesmo dia, será aberta a lista de espera.

Os estudantes que forem pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado (SisFies) entre 1º de agosto a 8 de setembro.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Novo FiesEm 2018, o Fies terá três novas modalidades. Na primeira, o Fies funcionará com um fundo garantidor com recursos da União e ofertará 100 mil vagas por ano, com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de três salários mínimos.

Na segunda modalidade, o Fies terá como fonte de recursos fundos constitucionais regionais, para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros baixos e risco de crédito dos bancos.

E na terceira, o Fies terá como fontes de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com juros baixos para estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos.