TECNOLOGIA
Mais Lidas
Elton Serra

Elton Serra: Copa do Nordeste é prioridade

Elton Serra (eltonserra@gmail.com)

Bahia e Vitória começam a decidir nesta quarta-feira seus futuros na Copa do Nordeste. O sorteio das quartas de final da competição colocou a dupla diante de adversários tecnicamente inferiores, mas fez com que tricolores e rubro-negros se encontrem já nas semifinais, caso ultrapassem seus desafios esta semana. Possivelmente, uma antecipação necessária do desafio técnico que as duas equipes precisam encontrar.

O Bahia ainda não teve grandes adversários em 2017. Mesmo contra o Paraná Clube, time que o derrotou na Copa do Brasil, não teve um teste que colocasse à prova o elenco de Guto Ferreira, apesar de a equipe paranaense, que disputará mais uma vez a Série B, liderar seu estadual. Mesmo assim, deixou a ponta de preocupação nos tricolores com relação aos desafios mais pesados que o time terá na temporada, como a reta final da Copa do Nordeste e a Série A do Campeonato Brasileiro.

Os comandados de Guto Ferreira ainda não tiveram uma atuação convincente no ano, mas não por terem jogado mal na maioria das partidas. É natural ter essa dúvida em virtude dos adversários que cruzaram o caminho do Bahia até agora – com exceção ao tropeço em Curitiba, o Bahia já está classificado às semifinais do Campeonato Baiano e liderou com folga a primeira fase da Copa do Nordeste, mesmo tendo em seu grupo o tradicional Fortaleza, que sequer chegou às quartas. O tricolor precisa, o mais rápido possível, ser testado por rivais que exijam mais do grupo com mais frequência, e não viver de confrontos esporadicamente mais difíceis, como foi o caso do Paraná Clube.

O Vitória, proporcionalmente, vive situação semelhante. Tem a “vantagem” de ter enfrentado um time de Série A em 2017, algo que o Bahia ainda não vive desde o ano passado, quando foi eliminado pelo América-MG na Copa do Brasil. Porém, o rubro-negro encarou um Vasco em reformulação e vivendo um momento técnico ruim – o que não tira o mérito do Leão, superior nos dois confrontos, mas também não dá uma exata noção do que o time pode apresentar contra oponentes tecnicamente mais robustos. O time de Argel Fucks já mostrou ser competitivo, mas ainda não demonstrou segurança tática para encarar as equipes mais arrumadas do futebol brasileiro.

Assim como o Bahia, o Vitória não teve grandes dificuldades até agora em 2017, a não ser no fatídico confronto com o Botafogo-PB que, inclusive, foi o lanterna do grupo na primeira fase do Nordestão. A única derrota do rubro-negro da temporada foi, também, o único triunfo do time paraibano na competição regional. As referências caem ainda mais quando o adversário que exigiu um pouco mais de Argel e seus comandados não demonstraram força ao longo do torneio. O Vitória tem a melhor campanha do Baianão, terminou a primeira fase como líder de sua chave na Copa do Nordeste e está na quarta fase da Copa do Brasil, tendo pela frente adversários que disputarão Séries B ou C do Campeonato Brasileiro. Muito pouco para se vislumbrar o que o Leão pode entregar ao torcedor na primeira divisão nacional.

É bem verdade que Sergipe e River-PI não darão grandes referências à dupla Ba-Vi nas quartas de final do Nordestão. Porém, ultrapassando os dois adversários, a partir da próxima semana as coisas passam a ser diferentes. Com três Ba-Vis garantidos e a possibilidade de mais dois com uma decisão de estadual, além de um dos dois garantirem vaga na final do Nordestão, os testes serão bem mais convincentes. A partir daí, finalmente, a temporada começará para tricolores e rubro-negros.

Elton Serra é jornalista e escreve às segundas-feiras

publicidade

Últimas

+ Notícias