TECNOLOGIA
Mais Lidas
Herbem Gramacho

Herbem Gramacho: Petkovic é um risco enorme

Herbem Gramacho (herbem.gramacho@redebahia.com.br)

Quando um clube precisa contratar um treinador, em geral, a diretoria pensa em um plano A, um plano B, um plano C e inicia os diálogos. Procurar mais de um profissional, como o Vitória fez ao entrar em contato com Carlos Amadeu, Ricardo Gomes, Jorginho, Marcelo Oliveira e Eduardo Baptista é normal, afinal, a chance da primeira opção não fechar negócio é considerável. Mas o ponto não é este. É entender por que o escolhido foi Petkovic.

O princípio que norteia qualquer contratação, seja para qual for o cargo, é reduzir o risco de erro. É justamente nisso que a contratação de Pet não se enquadra. Ele pode vir a ser um grande treinador, mas não é. Também não tem currículo suficiente que justifique a contratação diretamente numa Série A, haja vista que treinou somente o sub-23 do Atlético-PR e os times principais de Criciúma e Sampaio Corrêa, sem ter tido destaque. 

Tem ainda um detalhe relevante: Pet estava direcionando sua carreira para o caminho de gestor, função que iniciou no Atlético-PR em paralelo com a atividade de treinar a equipe sub-23 e para a qual foi contratado inicialmente pelo Vitória, com o clube justificando que o sérvio implantaria uma nova filosofia na Toca, seguindo os moldes do rubro-negro paranaense. Apenas uma semana depois, o Vitória mudou radicalmente de convicção e convidou Pet a treinar o time. 

A escolha da diretoria pelo sérvio é amparada, aparentemente, mais no ídolo Petkovic e em seus inegáveis serviços prestados ao Leão do que no treinador Petkovic. E isso é muito arriscado. Não ficou claro, por exemplo, que perfil a diretoria viu em Pet para justificar a contratação: estilo de jogo, didática, relacionamento interpessoal, disciplina? São perguntas sem resposta que, ao torcedor, resta esperar. Boa sorte a Pet. Boa sorte ao Vitória.

Jorginho Sampaio
São graves as declarações dadas à rádio Metrópole pelo ex-presidente Jorginho Sampaio, demitido do cargo de assessor da diretoria de futebol no início da semana. Sem meia volta, Jorginho relatou que o diretor jurídico e o de planejamento, respectivamente Augusto Vasconcelos e Leonardo Amoedo, se intrometem tanto no futebol a ponto de terem tentado melar a contratação dos jogadores Alan Costa e André Lima quando estas já estavam acertadas pelo diretor de futebol Sinval Vieira, inclusive com as passagens dos atletas compradas.

Partindo da premissa de que a afirmação é verdadeira, significa que a diretoria do Vitória ainda não soube dissociar campanha e governo. Muita gente que foi importante na campanha de Ivã de Almeida faz parte do governo, mas tem que saber separar as coisas. É o significado da palavra “profissionalização”, tão utilizada pela cúpula rubro-negra.

Bahia x Sport
Com Régis e a Fonte Nova lotada no jogo de volta, o Bahia tem tudo para ser campeão da Copa do Nordeste, quarta-feira que vem. Mesmo sentindo falta do camisa 20 na Ilha do Retiro, o tricolor mostrou que, triangulando em velocidade, é capaz de envolver a lenta defesa do Sport. Sem dúvida, será um jogaço.

Herbem Gramacho é editor de Esporte e escreve às quintas-feiras.

publicidade

Últimas

+ Notícias