TECNOLOGIA
Mais Lidas
Ivan Dias Marques

Ivan Dias Marques: O tempo está ao lado da Seleção Brasileira

Ivan Dias Marques (ivan.marques@redebahia.com.br)

O técnico Tite terá a possibilidade de realizar um planejamento para a Copa do Mundo da Rússia-2018 como nenhum outro treinador no mundo. A Seleção Brasileira, com muita competência, foi capaz de se classificar para o Mundial com quatro rodadas de antecedência, o que, na prática, significa sete meses, já que as Eliminatórias terminam em outubro. 

Se você pensou que a Rússia, país-sede, teve e terá mais tempo, se engana. Os russos fizeram uma campanha ruim na Euro do ano passado, trocaram de técnico e a preocupação no país é de que a equipe nem passe da 1ª fase da Copa. Ou seja, ainda precisam se encontrar, enquanto nossa equipe já tem um estilo consolidado.

Assim, Tite terá tempo para testar novos jogadores. Ainda que tenha um trabalho espetacular em menos de um ano à frente da Seleção, há ainda possibilidade de melhoria no elenco, inclusive, em posições do time titular. Alisson não vem jogando na Roma e Renato Augusto e Paulinho ainda oscilam atuações seguras com partidas em que passam quase despercebidos.

Independentemente disso, é de suma importância a volta da Seleção como um referencial para os clubes e treinadores do país. Sobretudo, porque a equipe apresenta um futebol vistoso e que é fruto de estudo e conhecimento, não do empirismo de conceitos completamente ultrapassados. Tite faz o Brasil jogar com organização, movimentação, intensidade, compactação, entre outros. 

O treinador mostra que um elenco bom nas mãos de um técnico ruim pode vencer. Mas o mesmo elenco sendo comandado por alguém com conhecimento pode conquistar resultados de forma convincente, com desempenho firme e inquestionável. Ainda mais que os jogadores brasileiros possuem a experiência de lidar com técnicos capacitados na Europa. Assim, a compreensão é mais rápida. Quanto tempo perdemos com Dunga, hein?

No entanto, é importante também que o torcedor se mantenha ligado no que acontece na CBF. É nesses momentos, com a Seleção encantando, que os lacaios do futebol aproveitam. As verbas de patrocínio e os convites aumentam e, como o FBI mostrou, os cartolas “cebeeficianos” costumavam (ou costumam) pedir um “agrado” nos contratos assinados. Por conta disso, todo mundo já pode olhar suas passagens para a Rússia, menos o presidente da CBF, Marco Polo del Nero. Esse, provavelmente, vai assistir à Copa como a maioria dos brasileiros: de casa.

NBB

A fase inicial do NBB 2016/17 se encerra amanhã e, ao mesmo tempo que o Universo/Vitória vai finalizar essa primeira parte numa posição melhor que na última temporada, a sensação é que o time baiano tem time para mais. Faltou uma defesa mais apertada aqui, um foco maior num jogo ali, além da equipe ter sentido falta de atletas como Arthur, Key e Hayes por conta de lesões em diferentes períodos da competição.

ISAQUIAS

Bicampeão com justiça do troféu de Atleta do Ano, Isaquias Queiroz coroou um ano quase perfeito. Faltou só a medalha dourada no Rio, que ficou ali, a alguns centésimos. Mas o canoísta baiano é jovem e focado e segue nas boas mãos do técnico Jesus Morlán. Além de Isaquias, Robson Conceição também saiu da cerimônia, na última quarta, com o troféu de melhor pugilista do ano, mas poderia ter concorrido também ao prêmio principal da noite. 

MMA

Quem gosta de varar a noite vendo o UFC tem a chance de conferir de perto um bom evento de MMA em Salvador. É a 4ª edição do Fight On, que acontece amanhã, a partir das 19h, no Caranga Bar, em Pituaçu. O card, com 13 lutas, terá a participação de três lutadores com passagem pelo UFC: Ednaldo Lula, Junior Alpha e Edilberto Crocotá, além de mostrar alguns dos novos talentos do MMA. A mesa para seis pessoas custa R$ 600, com cerveja à vontade. Informações pelos telefones (71) 99386-2329 ou 98335-9999.

Ivan Dias Marques é subeditor de Esporte e escreve às sextas-feiras

publicidade

Últimas

+ Notícias