TECNOLOGIA
Mais Lidas
Ivan Dias Marques

Ivan Dias Marques: Os monstros são todos seus, Justiça

Ivan Dias Marques (ivan.marques@redebahia.com.br)
Atualizado em 14/04/2017 16:14:05

A estúpida ideia de torcida única, finalmente, chegou a Salvador. Não bastasse ser comprovadamente inútil em outras cidades do país por motivo de obviedade, a medida passou a ser cogitada pelo Ministério Público da Bahia (MP/BA) após a morte do jovem torcedor do Bahia Carlos Henrique Santos de Deus no último domingo.

Morte essa - estúpida, mas que, infelizmente, não é a primeira e nem surpreende - que aconteceu nas imediações da Fonte Nova. Só por esse fato, aliado o número de ZERO incidências violentas dentro do estádio no mesmo dia, já poderíamos concluir que o problemas da violência entre facções organizadas (me recuso a chamá-las de ‘torcidas’) é de segurança pública e nada tem a ver com o futebol.

A ideia de torcida única é, então, explicada, simplesmente, pela preguiça. Ou pela incapacidade de se investigar, prender e manter encarcerados os criminosos que se utilizam de um pseudo-amor por um clube de futebol para matar os criminosos que se utilizam do mesmo pseudo-amor por um clube rival.

Eu, pessoalmente, já perdi a conta de quantos Termos de Ajustamento de Conduta, multas e proibições de usar camisas/instrumentos que o próprio  MP/BA e a Polícia Militar assinaram/estabeleceram  com os criminosos organizados. E, ao que parece, eles não melhoraram em nada seu comportamento. 

Seguem marcando brigas, ameaçando, humilhando, intimidando não só seus rivais de crime mas também o torcedor comum que, vejam só, precisa pensar se sai de casa com a camisa do clube que ama, a rota que seu ônibus vai passar ou se os marginais estarão com o bom humor suficiente para ‘liberar’ ele.

MP/BA: os monstros são todos seus, com uma boa contribuição da Secretaria da Segurança Pública. São anos passando a mão na cabeça de um monte de marginais que, aparentemente, só têm um objetivo na vida: destruir o criminoso rival.

Mas é bom chamar a atenção de uma outra questão. Não adianta clube nenhum ficar condenando violência e lançando nota contra a torcida única, se, nos bastidores, defende bandido e constrói laços/parcerias com ingressos dados, homenagens e até licença para loja oficial. 

A violência entre facções organizadas travestidas de torcidas na Bahia seguiu à risca tudo que aconteceu em estados como São Paulo e Rio, inclusive, com mortes. E a medida de torcida única lá não deu resultado concreto suficiente pra mostrar que é o caminho a ser seguido nas outras cidades, já que a violência continuou nas imediações dos estádios, nos meios de transporte e nos bairros. 

Investigação, prisões e punições rígidas são um caminho mais correto que a torcida única. Mas mais difícil, o que parece ser um problema para as autoridades. 

NBA
A temporada regular da NBA terminou com algumas surpresas, como o Cleveland Cavaliers que, num misto de pretensão e falta de seriedade, oscilou durante os 82 jogos da fase inicial e acabou ficando na 2ª posição no Leste, atrás do Boston Celtics. No Oeste, o Houston Rockets surpreendeu ao ficar na 3ª posição, graças, sobretudo, à temporada espetacular de James Harden.

Harden, ao lado de Russell Westbrook, são os principais candidatos a MVP, o prêmio dado ao melhor jogador da temporada regular. Westbrook bateu o recorde de triplos-duplos, o que o credenciaria ao título individual. Mas Harden fez seus companheiros renderem mais e colocou seu time numa posição acima do esperado. Briga dura. 

Outro destaque é o jovem Giannis Antetokounmpo, de 22 anos, que joga praticamente em todas as cinco posições do basquete. O grego do Milwaukee Bucks é o primeiro jogador na história da NBA a terminar no Top 20 de pontos, rebotes, assistências, roubo de bolas e tocos. É mole? 

publicidade

Últimas

+ Notícias