Negócios: fitinha do Bonfim ganha versão em forma de pulseira de couro

A tradição foi "gourmetizada" e no lugar dos famosos nozinhos em troca de um pedido agora tem um fecho de metal com imã

  • Foto do(a) author(a) Jorge Gauthier
  • Jorge Gauthier

Publicado em 10 de janeiro de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

A criatividade é o principal segredo do empreendedorismo e consequentemente a chave do sucesso. Prova disso é o que está fazendo a artesã Rita Reis, integrante da Vila Criativa, inaugurada esse mês na Colina Sagrada, em Salvador. Ela transforma as tradicionais fitinhas em homenagem ao Nosso Senhor do Bonfim em pulseiras estilosas que estão surpreendendo  os visitantes do espaço que reúne cerca de 20 expositores.

Foto: Zaidan Torres/Divulgação

A tradição foi "gourmetizada" e no lugar dos famosos nozinhos em troca de um pedido agora tem um fecho de metal com imã e a fita aplicada em couro. As cores da pulseira do Bonfim em couro são variadas e seguem os padrões de cores das fitinhas originais:  azul royal, amarelo, rosa, branco, vermelho, verde, laranja etc. Rita começou a fazer as peças há pouco tempo e já produziu cerca de 200 pulseiras.  Ela conta que a inspiração surgiu a partir de pesquisas na internet.

"Sempre faço pesquisas em busca de tendências. Buscava algo relativo ao Bonfim, que fosse criativo e dialogasse com sua tradição. Essa fita de couro não é comum, ela é original e chama a atenção. É um acessório, isso muda tudo. Você pode compor com outras pulseiras: tem clientes que gostam de usar cinco, um de cada cor, fica poderoso! (risos) Traz a energia do Senhor do Bonfim", conta Rita Reis.

A peça, que modelo único , é vendida por R$ 25 no espaço que fica nas Casas dos Romeiros e funciona de sexta a domingo, das 8h às 18h, em um modelo de gestão baseado na economia criativa. Também pode ser encontrada no  Salvador Shopping, em uma loja de economia solidária; e no Shopping Barra, na loja do Sebrae, chamada Brasil Original.

No Bonfim, a Vila Criativa será composta por três casas de fomento ao empreendedorismo. Duas já estão abertas. A primeira casa representa o artesanato tradicional e reúne cerca de 20 expositores, além de uma Vitrine Criativa onde serão expostos trabalhos de artesãos convidados e também funcionará um camarote da procissão ao santo na quinta-feira (12) . Já a segunda casa é dedicada à gastronomia tradicional baiana. A terceira casa será lançada em breve.

As peças que são desenvolvidas por Rita foram criadas pela artesã Cláudia Novaes, ou Cláudia Novaes Acessórios. "As referidas pulseiras são comercializadas na lojinha, dentro da Igreja,  ao valor de R$39 ou através das minhas redes sociais Instagram : @claudianovaesacessorios e Facebook : Claudia Novaes Acessórios", afirmou em contato com a coluna. 

(Notícia atualizada às 8h38 de 11/01/2017)