TECNOLOGIA
Mais Lidas
Ronaldo Jacobina

Ronaldo Jacobina: TCA quer se desvincular da Fundação Cultural do Estado da Bahia

(ronaldo.jacobina@redebahia.com.br)

O Teatro Castro Alves quer chegar aos 50 anos, que serão completados no próximo ano, desvinculado da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O complexo artístico, que reúne a sala principal, Sala do Coro, Concha Acústica e os corpos estáveis Balé do TCA e Osba, quer autonomia. Para isso, foi criado um grupo de trabalho para estudar a melhor forma de garantir autonomia e driblar a burocracia que dificulta a atividade artística. O grupo multidisciplinar ainda não definiu qual o modelo que será adotado, mas a publicização, recentemente adotada pela Orquestra Sinfônica da Bahia, é uma das possibilidades. Fontes que integram o grupo de trabalho contaram à coluna que estão discutindo outras formas como transformar o complexo numa organização social ou fundação, dentre outros caminhos.

Calada da noite
Márcia Franco, ex-proprietária da Off Club,  tomou gosto  pela noite. No dia 8 de julho, a ex-empresária e agora produtora será a anfitriã da festa Off Road, no Barra 33, na Rua Dias D’Ávila, Barra, Salvador. Como não podia deixar de ser, o tema será Revival Off, com set list do DJ Chiquinho, que durante muitos anos comandou a cabine de som da antológica casa noturna.

Que seja doce
Marcos Lessa está preparando a 9ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece entre os dias 20 e 23 de julho, em Ilhéus.

Na programação, nomes como Lucas Corazza, aclamado confeiteiro e jurado do reality show Que Seja Doce, do canal GNT. Considerado o maior evento profissional dessa área no país, o festival reúne consumidores, especialistas e produtores do Brasil e é uma oportunidade para o chamado chocolate de origem.

Lucas Corazza é uma das atrações do festival do chocolate em Ilhéus
(Foto: Divulgação)

De mãe para filho
Mãe e filho, Leda Daltro e Adriano Moreira, proprietários da rede de lojas Lembrança da Bahia e A Fé, com unidades no aeroporto de Salvador, Pelourinho e Praia do Forte, criaram uma nova marca de camisetas e souvenirs para explorar outras praças. Batizada de Brasileiríssima, a nova marca chegou essa semana a São Paulo, com uma superloja no Aeroporto de Congonhas. A expansão não para aí. Nos próximos 30 dias, a dupla abre outra unidade fora da Bahia. Desta vez, no Aeroporto dos Guararapes, no Recife.

Leda Daltro e Adriano Moreira levam a Bahia para o Brasil
(Foto: Divulgação)

Assim se passaram 10 anos
A Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba) vai celebrar 10 anos percorrendo o país numa turnê que começa em Salvador no dia 19 de julho, com duas apresentações no TCA: às 15h e às 19h30 com repertório completo. Depois segue para São Paulo (22/7, na Sala São Paulo), Festival de Campos de Jordão (dia 23) e encerra em Belo Horizonte (dia 25, na Sala Minas Gerais). Outra ação importante que engloba a turnê é o intercâmbio entre a orquestra e a Emesp Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Quatro bolsistas da escola tocam junto com a Orquestra Juvenil da Bahia nas quatro cidades. Os músicos chegam a Salvador no início de julho para ensaiar e conhecer as atividades de prática coletiva  musical desenvolvidas nos núcleos do programa na Bahia.

Neojiba vai circular pelo país levando seu repertório completo
(Foto: Divulgação)

Em três tempos

1 O escritor moçambicano Mia Couto, que virá a Salvador para participar do Fronteiras Braskem do Pensamento Salvador, no dia 3 de julho, no TCA, antecipou a chegada para visitar o Memorial Casa do Rio Vermelho. Fã declarado de Jorge Amado, Mia Couto será ciceroneado,  dia 1º de julho, por Paloma Amado.

2  Radicado no Rio de Janeiro e considerado um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo especializado em Rinoplastia, o feirense Volney Pitombo, está de volta a sua cidade natal, Feira de Santana. Médico de celebridades como Miguel Falabella e Débora Bloch, ele aceitou o convite para ser um dos palestrantes da XI Jornada de Cirurgia Plástica do Interior da Bahia , no dia 1º de julho, justamente por ser sua terra. Atual presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica na regional do Rio de Janeiro, ele aproveita a visita para divulgar a jornada carioca, em agosto. E, claro, rever a família e os amigos.

3 O restaurante Mistura, na Contorno, está com novo menu executivo. A chef Andrea Ribeiro preparou um cardápio especial, que vai da entrada à sobremesa que custa R$ 89,90 por pessoa.

publicidade
Tags:

Últimas

+ Notícias