Fotógrafos do CORREIO celebram 468 anos de Salvador com ensaio; veja

Imagens revelam a passagem das horas na cidade

Publicado em 29 de março de 2017 às 15:09

- Atualizado há um ano

Registrar as 24 horas de uma cidade seria algo impossível. De Salvador então, com sua riqueza de todos os sentidos, referências por todos os lados, seria a impossibilidade em dobro, se houvesse. Tentar isso sobre a Terra, então... Mas em um dos filmes mais interessantes das últimas duas décadas, Um Dia Sobre a Terra (Night on Earth), o cineasta Jim Jarmusch encontra um jeito de dar um sentido da passagem de uma noite no mundo ao misturar cinco histórias passadas em cinco cidades do mundo. Ao mostrar histórias e dramas desenrolados em táxis, do anoitecer de Los Angeles ao alvorecer de Helsinki, passando pelo avanço da noite em Paris, Roma e Nova York, Jarmusch consegue neste recorte mostrar a imensa dimensão da humanidade no planeta Terra.

[[galeria]]

Para comemorar os 468 anos de Salvador, o CORREIO se propôs a mostrar os cinco sentidos desta capital única. Eu costumo dizer que todos os estados brasileiros têm suas características, mas que dois deles são verdadeiros países dentro do Brasil: Rio Grande do Sul e Bahia. Esses seis meses em que moro aqui só comprovou essa tese. A Bahia, Salvador da Bahia, é um país representado pela sua comida, seus odores, sua sonoridade, pela sua luminosidade. “O céu da Bahia/é mais bonito que qualquer outro/o céu azul”, canta Emanuelle Araújo em Céu Azul, de Márcio Mello.

Certamente essa luminosidade única ajudou a atrair tantos bons fotógrafos para cá. Cito só Pierre Verger, para não cometer injustiças. Aliás, o Museu Pierre Verger, no Forte Santa Maria, no Porto da Barra, dá a dimensão dessa atração dos fotógrafos. Pois o museu trata não só da obra de Verger como de dezenas de outros fotógrafos que retrataram a cidade e a Bahia. Vale muito a visita.

Mas voltando ao dia da cidade. Um recorte de Salvador que mostra um dia na vida da primeira capital do Brasil foi o desafio a que se propôs o editor de fotografia do CORREIO, Marcio Costa e Silva. Ele tinha em mãos inéditas imagens da cidade feitas pelos fotógrafos do jornal nos últimos dias. Com elas em mãos, selecionou, editou e apresenta neste caderno este retrato de um dia em Salvador. Que como na obra de Jarmusch, capta a essência de uma cidade múltipla e encantadora em todos os seus sentidos.