Governo contrata frota de ônibus para circular entre metrô e CAB

Modelo de coletivo para melhorar fluxo de passageiros no sistema metroviário foi divulgado nesta quinta-feira (3)

Publicado em 4 de agosto de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), o contrato para prestação do serviço de transporte coletivo no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para atender passageiros que utilizam o metrô da Paralela. Os novos ônibus, que podem ser utilizados gratuitamente, começam a circular ainda este mês, fazendo o roteiro entre o CAB e as estações do sistema metroviário da região.

Segundo a assessoria da Saeb, os coletivos vão fazer a ligação entre o CAB e as duas estações do metrô na Paralela: CAB e Pituaçu. Os veículos vão circular de segunda à sexta-feira, sem interrupções, das 6h às 19h, nas vias do CAB, com intervalos de cinco minutos nos horários de pico. As paradas são as mesmas já existentes, espalhadas no bairro, em frente aos órgãos públicos e em locais estratégicos.

Câmeras e ar-condicionado Os ônibus têm capacidade para 42 passageiros sentados, possuem ar-condicionado, assentos preferenciais para idosos e elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência. Também são equipados com rádio comunicador, câmeras de vigilância, sistemas de monitoramento interno e telemetria, que disponibilizam o acompanhamento em tempo real durante a prestação dos serviços.

Ainda conforme a Saeb, os sistemas vão permitir acompanhar as imagens de dentro dos veículos, assim como fiscalizar a execução do percurso (tempo de paradas, velocidade, tempo de ciclo).

Os veículos podem ser identificados pelos usuários pela logomarca do governo estadual e pela padronização nas cores azul, vermelho e branco. Também serão identificados pelo roteiro destacado na parte frontal, na traseira e na lateral (Circular Metrô/CAB).

A licitação, na modalidade pregão eletrônico, foi vencida pela empresa Atlântico Transportes e Turismo Ltda, que ofertou menor preço pelo quilômetro percorrido. O contrato será coordenado e fiscalizado pela Coordenação do Centro Administrativo da Bahia (CCAB), órgão ligado à própria Saeb. A vencedora da licitação vai substituir a atual empresa que presta serviço de transporte para o CAB.

[[saiba_mais]]