Missa celebrada por Dom Murilo Krieger comemora 468 anos de Salvador

Após a missa, foi inaugurada uma placa alusiva aos 200 anos da Revolução Republicana e homenagem ao Padre Roma

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 29 de março de 2017 às 16:20

- Atualizado há um ano

Entre a beleza das pinturas e imagens sacras da Igreja do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana, em Nazaré, dona Ester Maria do Nascimento, 68 anos, se ajoelhou entre dois bancos de madeira e cabisbaixa ficou por quase cinco minutos. “Pedi bênçãos ao Senhor para minha filha que iniciou a pouco tempo uma luta contra um câncer de mama”, disse a idosa, após oração, durante missa de celebração de ação de graças pelos 468 anos da Fundação da Cidade do Salvador, celebrada ontem pela manhã, pelo arcebispo Dom Murilo.

Assim como dona Ester, não faltou quem pedisse graças para si e para os seus no dia do aniversário de Salvador. “Somos todos filhos de São Salvador, essa mãezona. E toda mãe quer ver seus filhos bem, esse é melhor presente para ela. Pedi renovação da fé para toda a minha família e um pedido especial para o meu filho que é engenheiro civil e, com a crise no setor, está desempregado a mais de um ano”, declarou a servidora municipal aposentada Maria da Glória Estevão, 57, que, antes do início da missa, às 10h, fazia suas preces sentada próximo ao altar.

Com muita fé, a dona de casa Margarida Trindade Menezes, 43, incluiu a neta nas orações. “Ela acabou de nascer tem cinco dias. Mas continua no hospital porque o parto foi prematuro. Pedi para que ela tão logo ganhe peso e venha para casa”, disse a avó, moradora da região de Nazaré.Mas em seu dia, Salvador não foi esquecida pelos fiéis. “Os esforços estão sendo realizados pelos governantes, mas ainda falta muito a ser feito. Então, no seu dia, quero que Salvador tenha mais investimento em saúde, segurança, emprego e renda”, desejou a assistente social Mônica Soares, 57.MissaDurante a celebração, o arcebispo Dom Murilo falou sobre seu desejo à Salvador. “Queremos uma cidade onde todo mundo se sinta em sua casa, onde exista paz e segurança. Pedi a Deus sabedoria, que todos nós tenhamos a capacidade de ver a vida com os olhos de Deus”, declarou ele. Com a presença do prefeito ACM Neto, dom Murilo Krieger celebrou a missa (Foto: Secom Salvador/Divulgação)

A missa conta com a presença do prefeito de Salvador ACM Neto e outras autoridades políticas que, antes, participaram da solenidade de descerramento da placa alusiva aos 200 anos da Revolução Republicana e homenagem ao Padre Roma, um dos líderes do movimento, no Campo da Pólvora.  

“Um reconhecimento à história. Cultivamos o nosso passado para construir o futuro. Padre Roma foi morto aqui, no Campo da Pólvora, no mesmo dia do aniversário de Salvador, então, nada mais que justo que a homenagem. Hoje é uma data especial, do aniversário de Salvador, e já anunciamos uma série de investimentos em cidadania, mobilidade, cultura, saúde, ação social, um conjunto de ações para o povo da primeira capital do país”, declarou o prefeito ACM Neto.José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima, conhecido como Padre Roma, foi preso após desembarcar em Itapuã, vindo de Pernambuco. Ele veio à Bahia buscar apoio para o levante que pretendia derrubar a Monarquia, separar o Brasil de Portugal e implantar a República. Aqui, foi preso e condenado ao fuzilamento.

“A placa deixada aqui eterniza a importância de Padre Roma na luta pela liberdade do país”, declarou o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, que participou da solenidade ao lado de ACM Neto.