Solar do Unhão recebe forró itinerante de Zelito Miranda

Programa segue nos domingos de junho, sempre às 11h e aberto ao público

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 11 de junho de 2017 às 15:52

- Atualizado há um ano

Um clima de cidade do interior tomou conta do Solar do Unhão na manhã de domingo no Forro do Parque Itinerante (Foto: Carmen Vasconcelos/CORREIO)O Solar do Unhão se transformou, na manhã deste domingo (11), em um verdadeiro arraiá. Com a área externa fervilhando de famílias, grupos de amigos e casais, o espaço recebeu a primeira edição do Forró no Parque Itinerante, com Zelito Miranda. Nessa edição, além de música, os participantes puderam desfrutar de barracas com comidas e bebidas típicas, espaços para comercialização de produtos juninos e artesanato. O evento terá novas edições nos dias 18 e 25, a partir das 11h.

De acordo com Zelito Miranda, se o público aprovar o novo espaço, a expectativa é que o programa não se resuma aos domingos de junho e possa ser ampliado. “A cultura nordestina vive uma explosão e precisamos ofertar essas propostas para o público, independente da época do ano”, completa o músico. Na edição de ontem, o convidado foi Del Feliz, mas o Forró no Parque deve receber ainda Léo Macêdo, do Stakazero, Carlos Pita, entre outros.

Segundo Zelito, a proposta de tocar no espaço do Museu de Arte Moderna (MAM) surgiu depois que o projeto Forró no Parque saiu do Parque da Cidade, na época da requalificação do espaço, e do Pelourinho, em virtude das reformas atuais nas praças. “As reformas me perseguem, mas achei a proposta de vir ao Solar do Unhão sensacional, pois conheço esse lugar desde o tempo que fazia teatro e fomos muito bem acolhidos, além de ser um espaço privilegiado, com uma vista linda”, diz o cantor e compositor.

A escolha do local foi aprovada pela administradora Elaine Costa, que aproveitou o domingo de sol para levar a família ao MAM. “Amei essa edição porque juntou a beleza do local e a riqueza da proposta”, pontuou. Ela fez questão de ressaltar que também gostava do projeto nos locais anteriores, mas que a proximidade do mar traz mais frescor e beleza. “É a cara de Salvador”.

Cheia de energia e prometendo só parar de dançar quando o show chegasse ao fim, a cuidadora Dilvanete Carneiro também aprovou a mudança. “É um frescor num dia como esse, traz alegria, nos enche de energia para começar a semana com total disposição”, falou.Zelito Miranda animou a plateia diversificada, afoita por um forró temperado e pela animação junina (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)Fã confessa do Forró no Parque, Cristina Souza lembrou que ao contrário do que ocorria nos outros espaços, o palco montado de frente para a capela do MAM trouxe mais aconchego, uma vez que o artista ficou mais próximo do público. “O clima de conforto e integração é muito maior”, avaliou. Para ela, nem mesmo o atual estado do Museu, noticiado pelo Correio* na edição de sábado (10), interferiu no projeto. “Quem sabe a presença do Forró no Parque não possibilita um reforço nas políticas públicas e as reformas passam a andar mais rápido”, disse, com otimismo.

Há oito meses, o MAM suspendeu as obras de reforma do complexo museológico por falta de recursos. Iniciada em 2013, as obras estão orçadas em R$ 15,7 milhões, sendo que R$ 8 milhões já foram usados. Não há previsão de retomada do trabalho de recuperação.