Satélite: 13 partidos funcionam na Bahia sem respaldo da Justiça eleitoral

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 29 de julho de 2017 às 09:47

- Atualizado há um ano

Treze das 33 legendas com representação na Bahia funcionam hoje sem respaldo junto à Justiça Eleitoral, aponta um levantamento feito ontem pela Satélite no sistema de informações partidárias divulgadas pelo TSE em sua página na internet. Do total de siglas cuja direção estadual perdeu validade, quatro atuam com status de diretório, em que o presidente é eleito por voto. Dois deles, PTB e PSDB, integram o grupo de siglas tradicionais. Ambos tiveram os prazos de vigência expirados nos últimos dias 1º e 14 de junho, respectivamente. Os outros, PPL e PSDC, de menor expressão política, aparecem no cadastro do TSE como inativados por decisão judicial. Pela lei, não podem praticar nenhum ato em nome do partido até que regularizem a situação no TSE.Vida temporáriaOs outros nove partidos sem comando válido atuam na Bahia como comissão provisória. Ou seja, com os dirigentes nomeados pela cúpula nacional. Entre os quais, PDT, PPS, PSB, PSL e PV, que possuem bancadas no Congresso Nacional. Os demais são considerados nanicos: PCB, PMB, PRTB e PT do B.

Nossa culpaA coluna errou ontem ao atribuir ao helicóptero utilizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD), o prefixo PT-HTL como sendo pertencente à Henrimar Táxi Aéreo, empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado baiano. Na verdade, a aeronave possui matrícula PT-HLT, está totalmente regular nos registros da Agência Nacional de Aviação Civil e cumpre todas as inspeções e manutenções exigidas pelas autoridades do setor. A Coronel e ao empresário Cláudio Fonseca, dono da Henrimar, pedimos sinceras desculpas pelo equívoco.

Céu de brigadeiroAlém de alcançar o dobro de cidades do exterior com as quais possui linha aérea direta, como antecipado na edição de anteontem no comparativo com Salvador, Recife também ultrapassou a rival baiana na quantidade de voos internacionais. Hoje, a capital de Pernambuco contabiliza 20 voos semanais, mas com o de Munique, que será lançado pela Condor em novembro, vai para 21. Já Salvador tem 15, mas alcançará 16 em setembro, com a operação para Bogotá. A ampliação da oferta de voos na capital baiana é uma das metas da Vinci, que assinou na última quinta o contrato de concessão do terminal. 

Fogo amigoA indefinição quanto ao futuro do ex-presidente da Assembleia Marcelo Nilo (PSL) tem gerado piadas entre aliados nos bastidores. O deputado saiu do PDT para o PSL buscando comandar uma legenda no estado, mas agora planeja nova mudança para viabilizar sua candidatura a deputado federal. “Nilo queria um partido para chamar de seu e agora procura um líder para chamar de seu”, diz um aliado.

De saídaOs deputados Luiza Maia e Gika Lopes, ambos do PT, não devem concorrer à reeleição.  Nos bastidores do Legislativo estadual se diz que Gika, empresário, vai se dedicar aos  seus negócios, enquanto Luiza passará a atuar mais na militância com movimentos  sociais. Os dois, no entanto, só pretendem tomar uma decisão no próximo ano.PílulaSegue uma incógnita a situação do PSDB baiano em relação à disputa por uma cadeira no Senado em 2018. Os deputados federais João Gualberto e Jutahy Magalhães Junior e o ministro Antônio Imbassahy cobiçam a vaga e não dão nem sinal de resolver o impasse. O certo é que o partido vai pleitear um lugar numa eventual chapa majoritária do prefeito ACM Neto (DEM).