Satélite: aeroporto de Salvador está no topo da disputa por hub que Gol vai criar no NE

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 13 de julho de 2017 às 05:34

- Atualizado há um ano

Uma articulação casada entre governo do estado, prefeitura e a empresa Vinci colocou o aeroporto de Salvador no topo da disputa pelo hub que a Gol criará no Nordeste para operar voos internacionais em parceria com a Air France-KLM. A capital ganhou fôlego na corrida contra Fortaleza e Recife no início de maio, quando o governador Rui Costa (PT) decidiu reduzir de 18% para 12% o ICMS sobre o querosene de aviação. Recentemente, o prefeito ACM Neto (DEM) enviou emissários a São Paulo para discutir com dirigentes da Gol um acordo que prevê a oferta de incentivos municipais. Em paralelo, a Vinci, que ganhou a concessão do aeroporto, acenou com redução de taxas para o hub - termo usado para designar os centros de distribuição de voos. Francesa, a empresa conta também com a simpatia dos conterrâneos da companhia aérea nascida a partir da fusão entre a Air France e a holandesa KLM.Ponte aéreaO interesse pelo hub da Gol tem como pano de fundo a conquista de dois voos semanais para Paris e dois para Amsterdam, com possibilidade de expansão para outros destinos. Uma vitória do aeroporto de Salvador abriria espaço para recompor a perda de linhas diretas com a Europa e a queda no movimento de passageiros.

Aspa"Devemos respeitar a história de Holyfield. É um atleta de origem humilde, que venceu através do esporte", Téo Senna, vereador do PHS, sobre ataques à ida do boxeador para a prefeitura

Salvo condutoO senador Otto Alencar (PSD) deu carta branca ao presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD), na briga por espaço na majoritária do governador Rui Costa em 2018.  Otto considerou ainda “natural”  a defesa do correligionário por uma candidatura própria do partido ao governo. “Todo presidente da Assembleia sonha com isso”, afirmou, ao citar o antecessor de Coronel, Marcelo Nilo (PSL). Presidente do PSD da Bahia , o senador acredita que os planos do aliado não comprometem a relação com Rui. “Nilo passou dez anos falando isso e não houve qualquer prejuízo à aliança”, assinalou.

Reza forteQuanto ao posicionamento do partido nas próximas eleições, Otto Alencar disse que o veredito só sairá no ano que vem. De preferência, após a Páscoa. “O cara reza muito na Semana Santa para não errar na decisão”, disse. Com bom humor, reafirmou que marchará com Rui Costa em 2018. “Mantenho minha palavra. Quando alguém está comigo, está bem acompanhado”, brincou.

Som e silêncioNos bastidores da votação do projeto de desafetação pela Câmara de Vereadores, ontem,  criou mal-estar o lanche distribuído para parlamentares e assessores. Como só o vereador e um auxilar tiveram direito à cota, Igor Kannário (PHS) criticou o limite. “Os outros vão ficar com fome?”, indagou. De pronto, o servidor que distribuía os kits rebateu: “Aí o senhor tem que reclamar com o presidente (Léo Prates)”. Kannário achou melhor fechar o bico.

Bandeira brancaO sindicato dos servidores da Assembleia concordou em retirar 26 ações trabalhistas contra a Casa que totalizam R$ 650 milhões, caso os deputados aprovem o novo plano de cargos e salários da categoria. A expectativa é que a proposta seja apreciada em agosto. Alguns dos processos tramitam na Justiça há 23 anos.

PílulasFio da navalha O vereador Moisés Rocha (PT) reacendeu ontem na cúpula do partido o desejo de expulsá-lo dos quadros petistas. O estopim foi o voto favorável do parlamentar ao Palácio Thomé de Souza na primeira análise do projeto de lei que permite à prefeitura retomar a posse de terrenos públicos e usá-los para financiar projetos na cidade, vista como traição pela bancada oposicionista.  

Com indigestão  Para piorar, o apoio de Moisés Rocha aos adversários irritou pessoalmente o governador Rui Costa, que acionou articuladores políticos para tentar derrubar o projeto, em operação conduzida pelo líder da oposição na Câmara, José Trindade (PSL).    

Coisa de ex  A base aliada ao prefeito ACM Neto  conseguiu também driblar a costura do deputado João Carlos Bacelar com o Podemos.