Satélite: movimento tenta estimular alunos a boicotarem Prova Brasil

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 15 de julho de 2017 às 05:35

- Atualizado há um ano

A prefeitura detectou um movimento articulado por sindicalistas para estimular alunos da rede municipal de ensino a boicotarem a Prova Brasil deste ano, que será aplicada em 23 de outubro. Para integrantes do núcleo político do Palácio Thomé de Souza, a ação tem como objetivo provocar a queda de Salvador no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com divulgação prevista para 2018, em meio à corrida eleitoral. São as notas dos estudantes no exame que definem a posição de cada cidade. As suspeitas surgiram depois que técnicos da Secretaria de Educação de Salvador descobriram, através de buscas nas redes sociais, a origem da ofensiva: militantes de sindicatos ligados a partidos de oposição ao prefeito ACM Neto (DEM). Em especial, membros da APLB,  entidade que representa os professores e é historicamente controlada pelo PCdoB. Pano de fundo No último ranking, referente a 2015, Salvador obteve o maior crescimento entre as capitais. Saltou do fim da fila para a 17ª colocação no Ideb, com 4,7 pontos, nota superior à meta prevista pela prefeitura. O resultado, divulgado durante a disputa do ano passado, foi amplamente usado pela campanha de ACM Neto. Por consequência, um mau desempenho serviria de munição no palanque adversário. 

Ponto finalO marqueteiro João Santana abriu mão de recorrer à condenação imposta a ele no âmbito da Lava Jato. Ao juiz Sérgio Moro, atribuiu a decisão ao desejo de cumprir imediatamente a pena.

Tropa do dendêÀs vésperas da votação sobre a denúncia contra Michel Temer (PMDB) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), o presidente recebeu uma caravana de deputados federais da bancada baiana. Na terça, passaram pelo Planalto José Rocha (PR), Benito Gama (PTB) e José Carlos Aleluia (DEM). Um dia depois, Roberto Britto, Cacá Leão, Mario Negromonte Júnior e Ronaldo Carletto, todos do PP, mais Pastor Luciano Braga (PRB), Félix Mendonça Júnior (PDT) e novamente Rocha, que também retornou anteontem.Aspas"Nós não podemos continuar a assistir e permitir isso passivamente", Marcelino Galo, deputado estadual do PT, em nota de repúdio pelo assassinato do líder camponês Junior Mota,  executado anteontem a tiros em um povoado quilombola de Antônio Gonçalves

Falha nossaApesar do encontro com Michel Temer, Félix Júnior não interferiu a favor do presidente, como foi equivocadamente publicado na Satélite de ontem. Ausente à sessão da CCJ, o deputado foi substituído pelo suplente - Afonso Motta (PDT-RS), que votou contra Temer por orientação de sua bancada, ao contrário do divulgado.

PílulasTime de peso Aproximadamente 70 autoridades em infraestrutura e saneamento se reunirão na próxima  terça, em Salvador, para o lançamento do livro Águas Brasileiras. Durante o evento na sede da Embasa, debaterão a importância de medidas de compliance para impulsionar investimentos em saneamento e soluções contra a crise hídrica no Nordeste. Entre os nomes, estará Jorge Hage, ex-ministro da Controladoria-Geral da União e sócio da Hage, Navarro, Fonseca, Suzart & Prudêncio Consultoria em Compliance.

Raio-X  O Ministério da Justiça decidiu apurar a suposta subnotificação dos casos de roubo a ônibus em Salvador, a pedido do deputado José Carlos Aleluia (DEM).