Satélite: MP ajuiza ação contra governo por fraude nas cotas de concurso da Agerba

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 25 de julho de 2017 às 05:15

- Atualizado há um ano

O Ministério Público do Estado (MP) decidiu ajuizar uma ação civil contra o governo da Bahia com base em indícios de fraude nas cotas raciais durante o último concurso da Agerba, encerrado em março deste ano. Após denunciar três casos suspeitos à Secretaria de Administração,  o MP recomendou ao governo que criasse uma comissão para verificar a veracidade das autodeclarações apresentadas pelos 12 aprovados como afrodescendentes. O que não ocorreu, afirmou a promotora de Justiça Lívia Santana, responsável pelas investigações. “Não houve resposta. Diante disso, vamos ajuizar a ação nos próximos dias”, adiantou. O objetivo, disse a promotora, é garantir que as vagas sejam, de fato, ocupadas por quem atende aos critérios. As supostas fraudes foram reveladas pela Satélite terça e quarta-feira passadas. Reação adversaNa mira do MP, há seis aprovados que se autodeclararam negros, mas aparentemente não preenchem os requisitos exigidos no sistema de cotas. Os casos foram levados ao MP por outros candidatos, que coletaram indícios e fotos em redes sociais. Eles temem, contudo, a judicialização do concurso. O medo é de que o processo se arraste por anos, provocando o adiamento da convocação ou invalidando a disputa.

Aspa"Em causa própria, líder?", Lúcio Vieira Lima, deputado federal do PMDB, ao ironizar a defesa do comandante da bancada da sigla, Baleia Rossi, a um programa contra a obesidade

Enigma do cachêDois contratos da Bahiatursa com a mesma banda atraíram a curiosidade da oposição ao PT . Escalado pelo órgão para se apresentar nos dias 1º e 2 de julho em Coração de Maria e Ouriçangas, respectivamente, a Forró Sarakura não consta na programação junina divulgada pelos municípios. Na primeira data, como informou a Bahiatursa no Diário Oficial, deveria estar em Coração de Maria, mas fez show em evento privado na outra cidade, o Forró Vai Vendo. Um dia depois, quando foi realizada a tradicional Festa do Vaqueiro de Ouriçangas, sequer aparece na grade da prefeitura.

Furo no calendárioUm detalhe deve alimentar ainda mais as especulações sobre o flerte do DEM com o PSB da Bahia. Na última quinta, a direção estadual do partido socialista perdeu validade no TSE e, em tese, respaldo legal para atuar. Como funciona em caráter de comissão provisória, sem diretório eleito, nada garante que a cúpula do PSB manterá o comando da legenda no estado com a senadora Lídice da Mata.

Sertão forteJuazeiro foi a cidade nordestina que mais gerou empregos no primeiro semestre de  2017. Nono colocado em todo o Brasil, o município do Vale do São Francisco somou 3.051 novos postos de trabalho de janeiro a  junho, segundo dados do governo federal. Luís Eduardo Magalhães (1.706), no Oeste, e Eunápolis  (1.270), no Extremo-Sul, completam o top 3 da Bahia e figuram entre as 50 cidades brasileiras com melhores índices no período.

Olho no mapaApós o encontro de ontem à noite com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), não confirmado pelo Palácio Thomé de  Souza, o prefeito ACM Neto (DEM) vai retomar a agenda no interior baiano. No fim de semana, visitará Jacobina ao lado de parlamentares e lideranças políticas da cidade. Na sequência, desembarca em Cruz das Almas para as comemorações pelos 120 anos do município.

PílulasNa marra   Por ordem judicial, o governo do estado tornou sem efeito o resultado da licitação que escolheu o Consórcio UFC para gerenciar e certificar a implantação do chamado Sistema de Transporte Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, contrato estimado em R$ 19 milhões. Rival da UFC no negócio, o Consórcio Gestor Metrô Bahia, formado pela construtora Engevix e a RK Engenharia e Consultoria, garantiu na Justiça o direito de disputar a concorrência.             

Novela repetida  Tratado como se fosse novidade pelo vice-governador João leão (PP) e  o secretário estadual de Turismo, José Alves, o lançamento da Estrada do Chocolate durante o festival da iguaria em Ilhéus despertou a memória de empresários locais. Eles lembram que, antes de Alves, seus três antecessores também lançaram a rota: Domingos Leonelli, Pedro Galvão e Nelson Pelegrino.