Tecnologia sobre rodas: a convite da Ford, testamos o novo Fusion

A experiência foi impactante e chamam a atenção os itens de conforto como sistema de resfriamento dos bancos e a tecnologia embarcada

  • Foto do(a) author(a) Hugo Brito
  • Hugo Brito

Publicado em 2 de março de 2017 às 12:45

- Atualizado há um ano

A Ford convidou a nossa coluna para testar o novo Fusion. A experiência foi impactante. Além dos itens de conforto como sistema de resfriamento dos bancos para aqueles dias em que o carro ficou no sol, o que chama a atenção é a tecnologia embarcada. Para começar o sistema de navegação tem uma precisão muito boa. O som sorround também é de tirar o fôlego. O piloto automático permite além do ajuste básico de velocidade a definição de distância em relação aos carros que seguem à frente. Ao acionar o carro freia e acelera sozinho com uma precisão que impressiona chegando até a frear completamente quando o trânsito para. Para reiniciar um simples toque no controle do volante e o sistema assume tudo de novo. Sensores de aproximação acionam pequenas luzes nos espelhos avisando que carros fora do raio de visão se aproximam. Mas a maior estrela tecnológica do carro é sem duvida o sistema de estacionamento automático. Ele é capaz de estacionar o carro seja em baliza ou vagas normais sem a atuação do motorista. Testei duas vezes. O processo começa com a detecção da vaga feita após o acionamento do sistema de forma bem simples. Assim que o carro se sente preparado é dada a ordem que arrepia. Coloque na ré e solte volante e pedais. O motorista vira um espectador de um carro que de tanta confiança estaciona rapidamente. Infelizmente na segunda utilização a maquina deixou a desejar e o carro acabou raspando em outro que estava estacionado. Segundo a fábrica esse tipo de falha não havia sido detectada ainda.

Defesa cibernética começa a ter alto investimento no BrasilSegundo o relatório de cibersegurança da multinacional CISCO apenas 56% dos alertas de ataque cibernético são investigados e desses menos da metade solucionados. O assunto, felizmente, vem sendo tratado cada vez de forma mais séria no país. Uma prova disso é o projeto no qual o exército brasileiro está à frente desde 2009 e que até 2020 receberá 331 milhões de reais em investimentos que passam por desenvolvimento e aquisição de softwares e também pela compra de hardware incluindo supercomputadores e materiais para investigação digital. Ainda na linha de proteção militar acontece de 4 a 7 de abril, no Rio de Janeiro, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina a LAAD defense security 2017. Nela estarão expondo as novidades do setor empresas como a israelense Cellebrite que fornece uma das tecnologias de extração de dados de dispositivos móveis mais utilizada no mundo. Na última edição da feira, que aconteceu em 2015, 41 países levaram seus produtos para um público de mais de 36 mil pessoas além de 170 delegações oficiais de mais de 74 nações do mundo.

Radar empresarialO sebrae lança no próximo dia 9, na casa do comércio, o programa Radar, uma solução digital que estará disponível tanto pela internet como através de um aplicativo. No Radar estarão disponíveis informações sobre concorrência, melhor localização para os negócios e perfil de clientes além de várias informações necessárias na hora de abrir um novo negócio, tudo de forma descomplicada. Os dados presentes no sistema, desenvolvido no Sebrae Bahia, referem-se a 14 cidades baianas dentre elas Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana.