TECNOLOGIA
Mais Lidas
Tira-dúvidas Finanças

Tira-Dúvidas Finanças

Dúvidas dos leitores respondidas pelo economista e consultor financeiro Edísio Freire

Edísio Freire (carteiracorreio@redebahia.com.br)

Gostaria de saber como faço para que meu FGTS seja depositado diretamente na minha conta da Caixa?  Romário Santos

 

Olá Romário. Recolhimento do FGTS é uma obrigação do empregador, o empregado não tem nenhum ônus com isso. E a cada vínculo é aberta uma conta de FGTS específica na Caixa Econômica Federal, diferente da conta corrente ou poupança que conhecemos. Portanto, os valores correspondentes ao seu FGTS, se a empresa estiver fazendo os recolhimentos corretamente, são creditados nessa conta que falei. Caso a sua pergunta se refira à conta corrente, isso será possível no momento do saque, quando você indicará em que conta gostaria que fosse creditado o saldo do seu fundo de garantia.

A minha dúvida é a seguinte: em 2012 me aposentei pela Petrobras e não recebi o FGTS, então ficou um resíduo que não lembro o valor. Ainda posso retirar depois de tantos anos?  Roga Guerra

Olá Roga. Se você tem algum saldo de FGTS, certamente estará em uma conta específica, que pelo tempo já deve estar como inativa. Você pode sim sacar esse valor, inclusive não sei porque não o fez quando se aposentou. Recomendo que vá a uma agência da CEF e solicite os extratos de todas as contas de FGTS e verifique se existe algum saldo. Se houve valor a sacar, você pode fazê-la pela regra da aposentadoria, ou aguardar o período de saque pela nova regra das contas inativas.

Como posso saber se tenho direito a fazer o saque de contas inativas do FGTS?  Iraildes Mota

Olá Iraildes. O primeiro passo é você verificar junto à Caixa se tem conta inativa e os respectivos saldos. Essa informação você pode adquirir indo diretamente em uma agência da Caixa, com o número do PIS, ou fazer o cadastro no site do próprio banco e ter acesso aos extratos de todas as contas inativas que existirem. Agora é só observar o calendário de liberação para saque, que já foi publicado e vai de março a julho deste ano, e se programar para ir a uma agência com os documentos no período correspondente.

Eu não tenho o cartão cidadão, preciso fazer esse cartão ou consigo solicitar o depósito na minha conta da Caixa sem ele?  Andrey Lindenberg

Olá Andrey. Para movimentar as contas de FGTS é necessário ter o cartão cidadão, portanto, para o caso do saque das contas inativas da Caixa Econômica Federal é recomendando os usuários que não tem o cartão, ou que esqueceram a senha vá até a uma agência. Contudo, a Caixa informa que o segurado pode fazer o saque com a Carteira de Identidade, PIS e Carteira de Trabalho para receber o crédito.

publicidade

Últimas

+ Notícias