TECNOLOGIA
Teatro

Sonho de uma noite de verão na Bahia, musical de João Falcão

50% de desconto Quero esse desconto
Comédia musical traz no repertório clássicos do Carnaval de Salvador
O musical Sonho de uma Noite de Verão na Bahia, do dramaturgo e diretor João Falcão (Gabriela/Gonzagão – a lenda), reestreia com mudanças no elenco. Evelin Buchegger, Leandro Villa e Mariana Borges se juntam ao Coletivo 4 e demais atores convidados. Sucesso de público e crítica, o espetáculo é uma versão inédita da centenária comédia de Shakespeare atualizada por Adriana Falcão, no livro Sonho de uma Noite de Verão, e adaptada para os palcos por João Falcão.

Embalado por sucessos da axé music, o musical conta a história dos reis Titânia e Oberon (Ana Mametto/Leandro Villa), do debochado duende Puck (Jarbas Oliver) e de quatro fadas (Igor Epifânio, Lara Böker, Rafa Souza e Yanna Vaz) que partem do Olimpo em direção à Terra, para investigar se gente realmente existe, e desembarcam em pleno Carnaval de Salvador. Quando eles conhecem Teseu (Luiz Pepeu), político e empresário do entretenimento, noivo de Hipólita (Evelin Buchegger), uma socialite falida, Hérmia (Viviane Pitaya), cantora de axé, que rejeita as investidas do candidato a deputado Demétrio (Alexandre Moreira), e planeja fugir com Lisandro (Ana Barroso), jovem herdeiro de uma fortuna, por quem Helena (Mariana Borges) está enamorada.

Na tentativa de compreender o comportamento caótico dos mortais, os seres mágicos acabam se contagiando com a folia e dão início a uma série de confusões de encontros amorosos e paixões desencontradas. Completam a aventura: Bobina (Genário Neto), Dona Biu (Evelin Buchegger) e William Shakespeare (Daniel Farias). A baianidade marca presença no Sonho de uma Noite de Verão na Bahia principalmente através da trilha sonora composta por mais de 20 clássicos da axé music, samba reggae, ijexá, pagode e outros gêneros. No repertório figuram também canções imortalizadas nas vozes de Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Ricardo Chaves dentre tantos outros artistas. O elenco é acompanhado pelos multi-instrumentistas Carlos Boca, Citnes Dias, Eduardo Di Dalva, Felipe Guedes e Marcus Sampaio. A direção musical é assinada por Yacoce Simões, arranjador e maestro com trinta anos de experiência.

A equipe artística do Sonho de uma Noite de Verão na Bahia conta também com o coreógrafo Roberto Montenegro (Rei Leão, da Walt Disney Theatrical), o iluminador Cesar de Ramires (vencedor dos prêmios Bibi Ferreira e Musical Cast pelo desenho de luz do espetáculo Gabriela – um musical), os figurinos de Falcão assinados em parceria de Karina Sato (no currículo trabalhos no Brasil e Japão). E ainda o aderecista Dominique Faislon (Traga-me a cabeça de Lima Barreto), a designer de som Andrea Zeni (mais de 400 espetáculos teatrais e shows em 37 anos de carreira), o visagista Thiago Romero (artista premiado que transita por diferentes funções do ofício teatral) e a dupla de preparadores vocais Angelo Rafael e Carlos Eduardo Royal (maestro titular da Orquestra de Câmara de Salvador, doutor em Regência Orquestral pela UFBA, e preparador vocal do Coral Ecumênico da Bahia respectivamente).

O encenador e a Bahia
Atualmente morando em Salvador, a relação de Falcão com a cidade vem de longa data, no final da década de 1990, dirigiu a peça infanto-juvenil A Ver Estrelas com elenco local na reinauguração do Espaço X (atual Xisto), e sempre fez questão de inserir a capital baiana nas turnês de seus espetáculos. É também dele a encenação da peça A Máquina, que projetou nacionalmente Wagner Moura, Vladimir Brichta e Lázaro Ramos. Conhecido do grande público pelos trabalhos dirigidos na Rede Globo (A Comédia da Vida Privada/ Sexo Frágil/ Clandestinos), no cinema pela corroteirização dos filmes O Auto da Compadecida, O Coronel e o Lobisomem e A Dona da História, e no teatro pelo sucessos Ensina-me a Viver, Gonzagão – a Lenda e Gabriela – Um Musical, João Falcão iniciou a carreira artística nos palcos como ator e músico, em Recife, sua cidade natal, com Morte e Vida Severina, em 1980. Aos 21 anos, fez um rebuliço na capital pernambucana com o musical Muito Pelo Contrário – sua estreia como diretor, escritor e compositor de uma mesma montagem. Seus principais trabalhos no teatro são: Mamãe Não Pode Saber, O Burguês Ridículo (Prêmio Sharp de Melhor Espetáculo), A Dona da História com Marieta Severo e Andréa Beltrão, Uma Noite na Lua com Marco Nanini (prêmios Shell e Sharp por texto e direção), Quem Tem Medo de Virgínia Woolf, Dhrama, Clandestinos (prêmio APTR de melhor texto e o Qualidade Brasil de melhor direção teatral de comédia), Gonzagão – A Lenda (Prêmio Shell de Música; Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo; e Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro, direção, figurino e direção musical, dentre outros), Ópera do Malandro, Gabriela – Um Musical (diversos prêmios, dentre eles: APCA de Diretor e Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro). Na publicidade, dirigiu mais de mil filmes. Ele já teve peças traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão e hebraico.

Serviço:
Sonho de uma noite de verão na Bahia, musical de João Falcão.
Local: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves s/n – Centro, Salvador/Ba)
Quando: 11/10 a 03/11/19 - sextas às 19h, sábados e domingos às 16h e 19h.
Atenção: Dia 20/10 (domingo) não há sessões.
Ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia-entrada) mediante apresentação de documento oficial com foto.
Vendas: www.sympla.com.br/sonhonabahia e na bilheteria do teatro.
A bilheteria funciona nos dias de espetáculo duas horas antes da apresentação e o pagamento de ingresso é apenas em espécie.
Telefone: (71) 3202-7888
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 160 lugares (Dois lugares para cadeirantes – acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais)
Redes sociais: @sonhonabahia
Realização: MaquinaMaquina Produções Artísticas e Coletivo 4

Meia-entrada:
Pessoa com deficiência e um acompanhante, jovens de 15 a 29 anos, cuja renda familiar mensal seja de até dois salários mínimos, desde que inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e para estudantes que devem apresentar documento oficial com foto.


50% de desconto com o Clube Correio na bilheteria do Teatro.
Dia e horário Sexta - 18/10/2019, 19h
Classificação Livre
Onde comprar Com o Clube Correio na bilheteria do Teatro
Local Teatro Gregório de Mattos
Endereço Praça Castro Alves Centro Histórico - Salvador e RMS , 40020160
Telefones (71) 3202-7800
50% de desconto Quero esse desconto

Acontecendo na cidade

Outras sessões