TECNOLOGIA
Moda

Primeira edição do Tabuleiro da Moda discute sustentabilidade, produção e consumo

Oficinas, bate-papo e bazar de trocas integram a programação do evento, que acontece nesta sexta-feira (28), no Ateliê Lull

Gabriela Cruz (gabriela.cruz@redebahia.com.br)
Atualizado em 25/07/2017 17:23:48

Nesta sexta-feira (28), o Ateliê Lull, no Rio Vermelho, sedia a primeira edição do Tabuleiro da Moda, evento que propõe uma discussão sobre sustentabilidade, produção e aquisição de roupas. "Será um dia para experimentarmos um novo jeito de viver a moda, com menos consumo, mais mão na massa, criatividade, diversão e reflexão", adianta a jornalista Ana Fernanda, do Justa Moda, uma das realizadoras do encontro. A programação começa às 9h e vai até a noite com duas oficinas, bate-papo com a estilista Luciana Galeão e um brechó para trocas de roupas. 

 

Ana Fernanda, do Justa Moda, conduz a oficina Justa Saia Re-Feita (foto: Divulgação)

 

A primeira oficina do dia será de Estamparia Manual, com Liz Barbosa. No encontro, a designer vai compartilhar técnicas de criação de carimbos a partir de materiais simples como EVA e isopor, além de técnicas tradicionais de uso das tintas. A estamparia é uma saída para quem quiser customizar suas próprias roupas ou mesmo agregar valor às peças desenvolvidos por uma marca própria. A Oficina de Estamparia Manual acontece das 9h às 12h e tem o custo de R$ 120.

Justa Saia Re-Feita, com Ana Fenanda, será a segunda atividade. Em sua sétima edição, a oficina ensinará a quem não sabe costurar princípios básicos da arte enquanto produzem sua primeira saia. O diferencial dessa edição está na parceria com Thaís Faria, da 2º Andar – Roupa Re-Feita, projeto carioca de upcycling. A primeira parte da oficina será uma videoconferência entre Ana Fernanda e Thais. Ao invés de fazer uma saia com tecido “novo”, os participantes farão sua peça a partir de uma camisa ou camiseta, reduzindo o impacto ambiental. A Oficina Justa Saia Re-Feita acontece das 14h às 17h e tem o custo de R$ 120.

 

A estilista Luciana Galeão participa de bate-papo (Foto: Divulgação)

 

Às 17h, o Tabuleiro da Moda recebe a estilista Luciana Galeão, que vai compartilhar com o público sua experiência com o uso de resíduos têxteis como matéria-prima em sua produção. Luciana vai ainda contar o andamento dos projetos Armazém do Tear e Armazém da Moda, que está capacitando artesãos, costureiras e profissionais de segmento para a adoção de estratégias de sustentabilidade. O bate-papo será mediado por Tati Pinheiro, da Eudocia Atelier.

A noite termina com um brechó de trocas de peças, uma estratégia de divulgação do aplicativo Roupa Livre, movimento catarinense que propõe um novo olhar para as roupas, menos consumo e mais criatividade.

Para saber mais e inscrever-se nas oficinas, o público pode mandar um email para anafernandas@justamoda.co ou ligar para 71 99271-8835. O Atelier Lull fica na Rua João Gomes, 87, sala 16C – Rio Vermelho.

 

Sara Moura, do Ateliê Lull, onde o Tabuleiro da Moda será realizado (Foto: Imas Pereira/divulgação)

Serviço

O que: Tabuleiro da Moda Edição #1

Quando: 28 de julho de 2017 (sexta)

Onde: Atelier Lull – Rua João Gomes, 87, sala 16C – Rio Vermelho

Programação:

9h às 12h – Oficina de Estamparia Manual com Liz Barbosa (Quilombos e Flores)

14h às 17h – Oficina Justa Saia Refeita, com Ana Fernanda (Justa Moda)

17h – Bate papo Moda e Sustentabilidade. Convidada: Luciana Galeão

18h – Roupa Livre – Brechó de Troca de Roupas

Realização: Justa Moda e Atelier Lull

Informações e inscrições: 71 99271-8835 | anafernandas@justamoda.co

publicidade

Bazar

+ Mais