Autos & Etc: modelos da Volvo a partir de 2019 serão sempre elétricos ou híbridos

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 8 de julho de 2017 às 07:25

- Atualizado há um ano

A Volvo Cars, marca sueca controlada pela chinesa Geely, anunciou essa semana suas intenções para o futuro. De acordo com a empresa, a partir de 2019, seus modelos vão ser equipados com um motor elétrico, marcando o fim histórico de carros que só possuem propulsor a combustão e colocando a eletrificação no centro de seus negócios futuros. Ou seja, a marca terá apenas modelos híbridos - que possuem motor a gasolina e elétrico - ou elétricos. Além disso, confirmou que cinco veículos elétricos serão lançados até 2021, sendo dois deles de alto desempenho, fabricados pela Polestar. “Este anúncio marca o fim do carro equipado exclusivamente com motor a combustão”, conclui Hakan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “Dissemos que a Volvo Cars planejava vender 1 milhão de carros eletrificados até 2025. Essa estratégia nos permitirá atingir esse objetivo”, completa o executivo.A partir de 2019, os modelos da Volvo Cars serão sempre elétricos ou híbridos(Foto: Divulgação)VENDAS DO SEMESTRE O acumulado das vendas de automóveis e comercias leves nos primeiros seis meses do ano foi superior ao negociado no mesmo período do ano passado. Foram 991.475 unidades emplacadas este ano contra 951.098 de 2016, um aumento de 4,25%. No mercado de caminhões e ônibus, apesar do crescimento nos últimos meses a relação com o primeiro semestre do ano anterior ainda é negativa. Foram 27.925 unidades emplacadas entre janeiro e junho deste ano contra 32.397 deste mesmo período em 2016. Queda de 13,80%. No mercado de duas rodas o impacto negativo é maior: 21,90%. Entre janeiro e junho foram emplacados 427.283 exemplares. No primeiro semestre do ano passado foram 547.108.

POR MARCANo mercado de automóveis e comerciais leves, que correspondeu a 65,9% de todo o mercado de veículos no primeiro semestre, a liderança foi da General Motors. A empresa americana, que atua no país com a Chevrolet, teve 17,73% de participação entre janeiro e junho. A segunda posição foi da Fiat, com 13,61%, seguida pela Volkswagen com 12,60%. Ford, com 9,43%, e Hyundai, com 9,41%, fecham as cinco primeiras posições. Da sexta até a décima colocação ficaram: Toyota (8,85%), Renault (7,41%), Honda (6,56%), Jeep (4,07%) e Nissan (3,47%).POR MODELONesta primeira metade do ano o Chevrolet Onix teve 83.236 unidades emplacadas, abrindo boa diferença para o Hyundai HB20 (51.149) e Ford Ka (44.650). O Renault Sandero ficou em quarto com 38.867 e o VW Gol em quinto com 36.209. Da sexta a décima posição ficaram: Chevrolet Prisma (31.202), Toyota Corolla (29.188), Fiat Mobi (25.618), Fiat Toro (24.686) e Fiat Strada (24.027).

NA BAHIANo mercado estadual poucas posições mudaram e o Onix manteve a liderança. O hatch da Chevrolet teve 3.064 unidades emplacadas na Bahia, sendo seguido pelo Hyundai HB20 com 2.365 e Ford Ka 2.027. O VW Gol foi o quarto mais vendido com 1.596 exemplares e a Fiat Toro ficou com a quarta posição com 1.527 picapes. Da sexta a décima colocação ficaram: Fiat Strada (1.323), Chevrolet Prisma (1.321), Renault Sandero (1.250) e Toyota Corolla (1.188).UMA NOVA OPÇÃOAntes restrita as opções mais caras do Outlander, agora a opção de sete lugares começa a ser oferecida da versão de entrada, com motor 2.0. Por R$ 142.990, R$ 7 mil a mais que a configuração mais barata até então, o Outlander 2.0 Comfort tem entre os destaques o modelo conta com banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O motor de 2 litros desenvolve 160 cv de potência e gera 20,1 kgfm de torque. As outras opções do Outlander com sete lugares são a 3.0 V6 a gasolina (R$ 175.990) e 2.2 diesel (R$ 199.990).(Foto: Divulgação)