Autos & Etc: Top Night da Mercedes celebra 50 anos da divisão de superesportivos AMG

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 4 de fevereiro de 2017 às 05:15

- Atualizado há um ano

Na quarta-feira, a Mercedes-Benz realizou em São Paulo a 11ª edição do Top Night, um evento que marcou a avant-première de importantes modelos e celebrou os 50 anos da AMG, sua divisão de superesportivos. Em homenagem à música, o fotógrafo Luiz Tripolli registrou artistas brasileiros ao lado dos carros dos sonhos da marca, a exemplo do Mercedes-AMG S 63 Cabriolet, Mercedes-AMG SL 63, Mercedes-AMG SLC 43 e SL 400 – modelos recém-lançados no mercado. Pelas lentes do fotógrafo foram registrados Maria Rita, Maria Gadú, Luiza Possi, Paula Lima, Marcelo D2, Dani Black e Fernanda Abreu, em ensaio apresentado com exclusividade para os convidados da noite. Durante a avant-première, realizada na Casa Fasano, comandada pela apresentadora Millena Machado (do programa AutoEsporte) e DJ Analú Giacomolli, os convidados puderam conhecer dois importantes lançamentos da marca: o  Mercedes-AMG E 63 S 4Matic e o superesportivo Mercedes-AMG GT R.Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz (direita), recebeu estrelas como Luiza Possi e Fernanda Abreu(Foto: Divulgação)ESTRELA DA FESTAEquipado com um motor V8 turbo, que desenvolve 585 cv de potência e 71,4 kgfm de torque, o AMG GT R acelera de 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima é de 318 km/h.(Foto: Divulgação)MERCADO EM JANEIRO De acordo com a Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição de veículos, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus tiveram retração de 5,18% em janeiro em relação a igual período do ano passado. Em janeiro foram comercializadas 147,2 mil unidades. Um desempenho inferior a janeiro de 2016, que já havia sido um mês fraco. Ao considerar apenas emplacamentos de automóveis e comerciais leves houve queda de 4% em janeiro, na comparação anual, para 143,5 mil unidades. Porém, analisando apenas os comerciais leves, houve crescimento de 20,4% na mesma base. O segmento de ônibus apresentou o maior índice de retração no período: as vendas recuaram 43,6% na comparação anual.

POR MARCA Contabilizando as vendas de automóveis e comerciais leves a Chevrolet iniciou bem o ano com uma participação de 19,25%. A Fiat ficou com a segunda posição (13,83%) e a Volkswagen em terceiro (12,63%). Na sequência ficaram: Ford (9,56%), Toyota (8,98%), Hyundai (8,56%), Renault (6,31%), Honda (6,09%), Jeep (4,13%) e Nissan (3,75%).

AUTOMÓVEIS O Chevrolet Onix foi o líder absoluto do segmento com 13.900 unidades emplacadas em janeiro. O Hyundai HB20 ficou com a segunda posição (7.362) e o Ford Ka com a terceira (7.079). Os demais foram: VW Gol (5.073), Renault Sandero (4.277), Chevrolet Prisma (4.064), Toyota Corolla (4.014), VW Fox (3.593), Honda HR-V (3.268) e Fiat Palio (3.171).(Foto: Divulgação)COMERCIAIS LEVESA Fiat Strada foi novamente a picape mais vendida do Brasil e somou 4.412 exemplares novos emplacados em janeiro. A Fiat Toro ficou com a segunda colocação (3.258) e a VW Saveiro com a terceira (2.916). Entre a quarta e a décima posição ficaram: Toyota Hilux (2.545), Chevrolet S10 (2.180), Chevrolet Montana (1.135), Ford Ranger (1.135), Renault Duster Oroch (901), Mitsubishi L200 (662) e VW Amarok (606).(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)MERCADO ESTADUAL Na Bahia, o mais vendido entre automóveis e comercias leves foi o Chevrolet Onix com 543 unidades emplacadas em janeiro. A segunda posição foi do Ford Ka (474) e a terceira do Hyundai HB20 (358). A picape Strada vem em quarto lugar nesta soma dos dois segmentos com 280 exemplares e o VW Gol em quinto (252). Na sequência, até a décima posição, ficaram: Fiat Toro (221), Renault Sandero (210), Ford Ranger (186), Toyota Corolla (185) e Chevrolet Prisma (184).