Maior feira de eletrônicos e eletrodomésticos da América Latina começa em São Paulo

Presidente da Eletrolar estimou crescimento de 5% para o evento esse ano: "Mercado está apostando na retomada"

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 17 de julho de 2017 às 16:08

- Atualizado há um ano

Começou nesta segunda-feira (17), em São Paulo, a 12ª Eletrolar Show, maior feira de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares e utilidades domésticas da América Latina. O evento segue até o dia 20 e com projeção de gerar R$ 1 bilhão em negócios . São 210 expositores e expectativa de 29 mil visitantes. A feira, que apresenta novidades no setor, é voltada para o mercado varejista.Feira foi aberta nesta segunda-feira, em São Paulo(Foto: Freddy Uehara/Uehara Fotografias/Divulgação)Na abertura da feira, o presidente da Eletrolar, Carlos Clur, destacou que há previsão de crescimento de 5% para o evento este ano. “É sinal de que o mercado está apostando na retomada”, diz. “Temos stands muito sofisticados esse ano, com TV 8K, carro elétrico da Tesla, que é o que tem de principal hoje em tecnologia. Não deixa nada a desejar às feiras internacionais”, afirma. “Esses produtos estão prontos para os consumidores comprarem nos próximos meses”, diz.

Presidente executivo da Associação Nacional dos Fabricantes Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula afirmou que a indústria vive um momento de esperança no crescimento para o segundo semestre. “Estamos melhores, pouca coisa, mas melhores”, afirma. “Segundo semestre é sempre melhor do que o primeiro. É uma época boa, novembro e dezembro são o ponto forte”, afirma. Ele destacou que a liberação de recursos do FGTS ajudou a indústria no primeiro semestre em meio à crise.(Foto: Freddy Uehara/Uehara Fotografias/Divulgação)A linha branca, que inclui fogões, refrigeradores e lavadoras de roupas, teve queda de 3% no primeiro semestre, mas o executivo acredita em uma recuperação até o final do ano, estimando que feche em alta de 5% em relação a 2016. A linha de portáteis mostrou alta de 23%. Já a  linha marrom, de televisores e áudio, teve alta de 30,3%  no primeiro semestre. A estimativa é de que até o fim do ano 9,5 milhões de unidades de TVs sejam vendidas - o número de vendas diminuiu bastante a partir de 2015, mas agora tem alta em relação ao ano passado. “Manter esse número é muito bom”, diz Kiçula. “A indústria da TV se reinventa a cada momento. Hoje acredito que 95% da população brasileira já tem TV de algum modo, mas a tecnologia está sempre avançando”, diz. Clur acrescenta: “O boom da Netflix foi fator importante, porque as famílias queriam ter acesso à smarTV”.

"O que esta sendo apresentando em São Paulo é o que vem sendo mostrado no mundo todo. Drones, VR, robôs, não param de crescer nos EUA, mas ainda estão chegando no Brasil. Essas são algumas das apostas da indústria do varejo", finaliza Clur.

ProdutosA Eletrolar apresenta 10 mil novos produtos de 700 marcas que chegam nos próximos meses às vitrines. Entre as novidades, estão um carro elétrico da Tesla, apresentado pela Elektra Motors, que comercializa a marca no Brasil, o Drone Parrot Bebop 2, da Geonav, que grava vídeo em Full HD e tira fotos em alta resolução durante os voos, com autonomia de 25 minutos, uma balança inteligente da BodySense, compatível com Android e iOS, um painel fotovoltaico da Astro Solar, entre outros. Carro elétrico da Tesla, trazido ao Brasil pela Elektra Motors, em exposição(Foto: Freddy Uehara/Uehara Fotografias/Divulgação)Dentro da Eletrolar acontece ainda, a partir da terça, o Smartphone Congress, que vai apresentar novidades no mundo dos celulares. Marcas como LG, Alcatel, Positivo, Multilaser e Samsung estão entre os expositores.

*A jornalista viajou a convite da organização do evento