Seminário permitirá mapeamento de práticas inovadoras em Salvador

Evento acontece nesta sexta-feira, dia 14, com o objetivo de estimular o empreendedorismo na cidade e fomentar novos negócios

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 12 de julho de 2017 às 20:32

- Atualizado há um ano

Durante o seminário Salvador – Cidade Inovadora, que acontece nesta sexta-feira (14), das 8h às 19h, no auditório do Senai Cimatec, em Piatã, a Prefeitura fará um mapeamento das práticas inovadoras que já existem na cidade. Para isso, uma das atividades programadas é o Fish Bowl ou Aquário. A atividade consiste na apresentação do tema central do evento em uma dinâmica que envolve quatro participantes sentados em cadeiras centrais e mais uma cadeira livre. Qualquer pessoa da plateia poderá se dirigir à cadeira livre para contribuir por cinco minutos com a discussão, enquanto um dos outros ocupantes sai do círculo, disponibilizando a sua cadeira e, assim, sucessivamente.

Os debates programados serão sobre práticas atuais de empreendedorismo em Salvador e o que é necessário para impulsionar essa área na cidade. Para estimular as ideias do público, duas perguntas serão feitas durante a dinâmica: O que estou fazendo para fomentar o empreendedorismo? O que a cidade precisa para impulsionar o empreendedorismo?Salvador quer desenvolver potencial tecnológico com startups (Foto: João Alvarez/FIEB)O seminário Salvador – Cidade Inovadora é uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador, com o apoio do CORREIO e do Sebrae, e organização do Senai Cimatec. O evento é direcionado para gestores públicos, empresários, universidades, incubadoras, investidores de risco, startups, pesquisadores e coworkings.

Segundo Ana Tereza Mota, do Senai Cimatec, além do mapeamento das práticas de inovação locais, o seminário tem ainda como objetivos conhecer e contextualizar práticas de sucesso na promoção do empreendedorismo e inovação em cidades brasileiras e de outros países; mobilizar os atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo em Salvador; colher sugestões que contribuam para tornar a cidade mais empreendedora e inovadora; e prospectar oportunidades no setor.

O credenciamento dos participantes começa às 8h do dia 14, no local do evento. A abertura do seminário será às 8h30, com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, e de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Secis, do Senai, Sebrae e Rede Bahia. A primeira palestra do dia será do engenheiro e economista Rodrigo Martins, que vai apresentar uma análise sobre as causas que inibem o Brasil em desenvolver o seu potencial inovador.

Na programação do dia estão ainda previstas palestras de um dos idealizadores do Porto Digital, em Recife, o professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Carlos Cavalcanti; do presidente da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) Daniel dos Santos Leipnitz; e do professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cauam Ferreira Cardoso, que apresentarão práticas de sucesso em inovação nas cidades de Florianópolis (SC) e Boston (EUA), respectivamente. Ao final das palestras, o público poderá fazer perguntas.Inscrições:As inscrições para o seminário Salvador - Cidade inovadora podem ser feitas gratuitamente aqui. O evento é voltado para gestores públicos e representantes de instituições como universidades, incubadoras, investidores de risco, coworkings, associações estudantis, startups e pesquisadores dos temas inovação e sustentabilidade.Serviço:O quê: Seminário Salvador - Cidade InovadoraQuando: Dia 14 de julho, sexta-feira, das 8h às 19hOnde: Auditório do Senai Cimatec -  Av. Orlando Gomes, 1845 - PiatãQuanto: GratuitoVeja a programação completa:

Manhã08:00 às 08:30 – Credenciamento dos participantes08:30 às 09:30 – Cerimônia de abertura com as presenças do prefeito de Salvador, ACM Neto, e de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Secis, Senai, Sebrae e Rede Bahia. Assinatura de convênio entre a Prefeitura e o Senai para divulgação de editais de inovação09:30 às 10:00 – Palestra Práticas e Políticas para a Criação de Ecossistemas de Inovação - Rodrigo Martins, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP)10:00 às 10:30 – Palestra A retomada do crescimento via nossos ecossistemas de inovação, o caso do Porto Digital - José Carlos Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)10:30 às 11:00 – Palestra Florianópolis, a ilha que virou um polo de inovação - Daniel dos Santos Leipnitz, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE)11:00 às 11:30 – Palestra Boston e o mundo da inovação - Cauam Ferreira Cardoso, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)11:30 às 12:30 – Sessão de perguntas e Respostas da plateia - Moderador - Flavio Marinho, SENAI CIMATECTarde14:00 às 16:00 - Fish Bowl com representantes da plateia. Dinâmica de sugestões para tornar Salvador uma cidade mais inovadora16:00 às 16:30 - Intervalo - Coffee Break16:30 às 17:00 - Palestra Novos Modelos de Negócio para Inovação - Bruno Rondani, 100 Open Startups17:00 às 19:00 - Demo Day do 100 Open Startups, com apresentação de projetos para possíveis investidores locais[[saiba_mais]]