Vila São João divulga a festa na capital e no interior

Iniciativa do CORREIO funciona até dia 25 no Shopping Bela Vista com comida, brincadeiras e muita música típica do período

Publicado em 30 de maio de 2017 às 17:11

- Atualizado há um ano

A programação diária inclui aulas de danças, bate-papos com artistas e pocket shows (Foto:Divulgação) Vai começar a contagem regressiva para a festa mais amada dos baianos. Seja na capital ou no interior, com a chegada de junho, o tema vai dominar a programação do estado. Para dar uma forcinha, o jornal CORREIO inaugurou ontem o Vila São João, posto avançado que reúne informações e atrações da festa e que  vai funcionar até o próximo dia 25, na praça central do Shopping Bela Vista.

 Quem for até o local vai encontrar barracas com comidas típicas e barraquinhas com brincadeiras tradicionais, como argola, tiro ao alvo e touro mecânico. Durante todo o perído também haverá muita música e dança. Entre as atrações confirmadas estão artistas como Cangaia de Jegue, Kart Love e  Tio Barnabé e Del Feliz. Entre os parceiros do jornal estão o Coliseu do Forró, um dos mais tradicionais espaços dedicados ao gênero na cidade, e a escola de dança Cabrueira, que vão oferecer shows e aulões especiais para quem quiser treinar para não fazer feio no arrasta-pé. Quem quiser ensaiar em casa, pode conferir no site do jornal (www.correio24horas.com.br) três vídeo-aulas, ensinando passos básicos, intermediário e avançado de forró. Segundo Edj Braga, fundador e professor da Cabrueira, o estilo que mescla o forró tradicional com elementos da dança de salão, é ótimo pra turbinar as pernas. “Percebemos que as aulas de forró, mais que a aprendizagem de uma dança, funcionam como uma terapia física e mental para as pessoas, que extravasam nessa hora”, completa o professor que é responsável por levar o estilo para vários países.

Marrom ConvidaUm dos destaques do Vila São João será o Marrom Convida, que repete uma experiência bem-sucedida durante o Carnaval e traz o jornalista Osmar Marrom Martins entrevistando artistas que fazem o São João em todo o estado. As entrevistas, que acontecem nos dias 6, 7, 8, 13 e 14, sempre às 19h, serão transmitidas no site do jornal. “O programa que foi sucesso no Carnaval com entrevistas emocionantes com diversos artistas, dessa vez vem fantasiado de anarriê e vai ser palco de grandes encontros dos forrozeiros locais”, conta Gabriela Souza, da equipe de marketing do CORREIO, acrescentando que o jornal fez uma parceria com o portal São João na Bahia, que “será nosso portal de São João durante o período”.Caminho da roça

Editor do portal, Gabriel Carvalho explica que o leitor   vai encontrar a programação de todos os eventos de forró e festas juninas na capital e interior, além de artigos e entrevistas exclusivas. “Acompanharemos bem de perto os festejos em dez cidades baianas: Salvador, Senhor do Bonfim, Amargosa, Santo Antônio, além de Piritiba, Cruz das Almas, Ibicui, Mucugê, Lauro Freitas, Irecê, Uauá, Mata de São João”, elenca.Gabriel destaca que os festejos juninos representam o maior movimento nas praças de pedágio nas estradas baianas, com festas acontecendo em 200 cidades e com o comércio registrando um grande volume de vendas. Ao contrário de estados como a Paraíba e Pernambuco, diz Gabreil, onde as festas ocorrem em, no máximo, cinco cidades, na Bahia, elas são diversas e variadas, tendo espaço para aqueles que não dispensam as tradições e para aqueles que acolhem as novidades de bom grado. “Nesse período, cerca de 500 mil pessoas deixam a capital e vão para o interior e outras 500 mil alugam suas casas nos municípios onde vivem e vão para outras localidades, em outras palavras, um milhão de baianos se movimentam, colocando a economia para funcionar”, completa.O Portal São João na Bahia mostrará tanto as festas privadas - que apostam em atrações de estilos como o sertanejo e suas variações, além das atrações do universo do Carnaval -  quanto as festas públicas de cidades que apostam nas mega-atrações ou numa programação mais alternativa e mais próxima das origens da festa. A cidade de Irecê, por exemplo, aposta numa boa mistura: levará aos palcos do circuito principal atrações nacionais, como Marília Mendonça e Jorge e Mateus, mas não esquecerá nomes como Targino Gondim, Dorgival Dantas e Limão com Mel. Tem até espaço para clássicos do romanceiro brega como Odair José, Fernando Mendes e Márcio Greyck.

Programação

Terça, 30/05 (19h)  Forró Massapé

Quarta, 31/05 (19h) Trio de Forró

Quinta, 1/06 (19h) Trio de Forró

Sexta, 2/06  (18h) Alpha Fitness - Aula de Forró

Sábado, 3/06 (18h) Alpha Fitness - Aula de Forró

Domingo, 4/06 (19h) Marana

Segunda, 5/06 (19h) Colher de Pau 

Marrom Convida (19h)

6/6  Zelito Miranda, Adelmário Coelho e Forró Massapé

7/6  Danviel Vieira, Andé e Mauro e Dan Valente 

8/6  Targino Gondim, Zefa di Zeca e Forrozão

13/6  Del Feliz, Cangaia de Jegue e Estakazero

14/6  Colher de Pau, Filomena Bagaceira e Tio Barnabé